CUT declara solidariedade a Lula e diz que declaração foi corajosa

A CUT declarou que a fala de Lula rompeu "relações de obediência ao status quo israelense e reestabeleceu uma posição humanitária e soberana no cenário conturbado da atual geopolítica global"
Por: Brado Jornal 20.fev.2024 às 08h17
CUT declara solidariedade a Lula e diz que declaração foi corajosa
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

A Central Única dos Trabalhadores emitiu nesta terça-feira (19) uma nota de solidariedade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos “ataques que está sofrendo da extrema direita, do sionismo e da grande imprensa”. O presidente é alvo de críticas por ter comparado a operação de Israel na Faixa de Gaza ao nazismo de Hitler.

Segundo a entidade sindical, a declaração de Lula está amparada no direito internacional e pela Corte Internacional de Justiça, que julga denúncias contra Israel por genocídio. A CUT também defendeu o fim de acordos militares com o país.

“[A CUT] não poderia deixar de solidarizar-se com o Presidente Lula que rompeu relações de obediência ao status quo israelense e reestabeleceu uma posição humanitária e soberana no cenário conturbado da atual geopolítica global”, disse a entidade em nota.

No texto, a central também defendeu um cessar-fogo imediato e declarou seu apoio ao povo palestino.


Eis a íntegra da nota da CUT:

“Nota em solidariedade ao Presidente Lula após declaração sobre os crimes de Israel contra a humanidade.

“A CUT (Central Única dos Trabalhadores), apresenta sua total solidariedade ao Presidente Lula contra os duros e injustos ataques que está sofrendo da extrema direita, do sionismo e da grande imprensa, cúmplices dos crimes que o governo de Israel comete contra o povo palestino e a humanidade.

“As declarações do Presidente Lula durante coletiva à imprensa nesse domingo (18), na Etiópia, estão amparadas no direito internacional e na recente decisão da CIJ (Corte Internacional de Justiça), em julgamento dos crimes do governo de Israel que incluem matar civis palestinos na Faixa de Gaza; causar graves danos mentais e corporais na população; impor, de forma deliberada, condições para causar destruição física em um grupo. Atos do governo de Israel que tipificam o crime de genocídio.

“Vale destacar que a Corte Internacional de Justiça segue analisando outras acusações da África do Sul contra o governo de Israel por violação da Convenção das Nações Unidas sobre “genocídio” na Faixa de Gaza.

“O Presidente Lula com suas declarações honrou os versos do poeta e diplomata brasileiro Guimarães Rosa que já nos alertava que “o que a vida quer da gente é coragem!”. Sim, pois é preciso coragem para desmascarar a indústria internacional do medo patrocinada pelo governo de Israel que tenta inclusive silenciar jornalistas no Brasil com ameaças e processos.

“A CUT, que defende a revogação de todos os acordos militares que o nosso país possa ter com Israel, não poderia deixar de solidarizar-se com o Presidente Lula que rompeu relações de obediência ao status quo israelense e reestabeleceu uma posição humanitária e soberana no cenário conturbado da atual geopolítica global.

“Toda solidariedade ao Povo Palestino!

“Cessar-fogo já!

“Não ao massacre e genocídio!

“Sim à paz e não à guerra!”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ala de escola de samba satiriza neoconservadores em homenagem a Lula no Carnaval do Rio
Representação incluiu famílias cristãs, agronegócio e defensores do regime militar em fantasias de latas de conserva
Jerônimo Rodrigues manifesta interesse em aliança com Zé Cocá e Zé Ronaldo para fortalecer governabilidade na Bahia
Governador destaca diálogo baseado em projetos e cooperação institucional, sem trocas financeiras ou favores
Paulo Vieira revela convite pessoal de Lula e Janja para participar de homenagem na Sapucaí
Humorista desfila como Lula após convite pessoal do casal presidencial para ala da Acadêmicos de Niterói
Oposição promete 12 ações na Justiça contra desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula
Partidos e parlamentares alegam propaganda antecipada, abuso de poder, uso irregular de verbas públicas e discriminação religiosa
Carregando..