Bivar cancela eleições do União Brasil

Candidato à reeleição, o presidente do União, Luciano Bivar, cancelou a convenção que escolheria o próximo líder da sigla
Por: Brado Jornal 29.fev.2024 às 12h47
 Bivar cancela eleições do União Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em uma pedalada regimental para manter o comando do União Brasil, o presidente do partido, deputado Luciano Bivar (PE), cancelou a convenção nacional do partido, marcada para acontecer nesta quinta-feira, 29.

Ao cancelar a convenção, Bivar, que é candidato à reeleição, alegou que a convocação foi realizada sem o amparo do estatuto do partido, que sofreu uma alteração na terça-feira, 27, “violando norma estatutária contida no inciso III, do artigo 133, quem naquela ocasião, estava em vigor, o que colocaria em risco a legalidade, validade e eficácia das deliberações tomadas na convenção então convocada”.

“Com amparo nas disposições contidas no artigo 69, incisos IV e IX, do estatuto do partido, decido cancelar a convocação da 1ª Convenção Nacional Ordinária do União Brasil que ocorreria no dia 29 de fevereiro de 2024, cuja nova data será oportunamente discutida em reunião da Comissão Executiva Nacional Instituidora a ser realizada no dia 27 de março de 2024″, acrescentou.


Bivar x Rueda

A disputa pelo comando do União Brasil tem sido marcada por uma troca de farpas e ameaças entre o atual presidente, o deputado federal Luciano Bivar, e Antônio Rueda, postulante ao cargo que, teoricamente, detém maioria para assumir a função.

O líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento, afirmou a parlamentares da bancada durante reunião realizada nesta semana que Bivar teria ameaçado familiares de Rueda. O áudio já se espalhou entre integrantes da sigla.

Nesta quarta-feira, 28, Bivar convocou uma entrevista coletiva para fazer novas acusações a Rueda.

O deputado chamou Rueda de “covarde” e trouxe sua versão sobre telefonema entre ambos ocorrido na segunda-feira. Também disse que o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (União-BA), apoiador de Rueda, poderia ter um concorrente interno nas eleições para a Câmara.


Disputa pelo comando da sigla

A disputa pelo comando do União Brasil foi acentuada nesta semana e escancarou o racha na legenda criada a partir da fusão entre DEM e PSL. Rueda tem apoio da maioria dos parlamentares e dirigentes da legenda e deve ter ACM Neto, ex-presidente do DEM, como vice.

Bivar, por sua vez, passou a cobrar a fidelidade de aliados que eram filiados ao PSL para se manter no poder.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rico Melquiades se filia ao PSDB e anuncia pré-candidatura a deputado federal por Alagoas e promete cirurgia plástica
Com 11,5 milhões de seguidores, o campeão de “A Fazenda 13” promete, caso eleito, liberar cirurgia plástica para a população em geral.
João Campos guarda cordão de ouro antes de agenda pública no Recife
Ex-prefeito explica que retira a corrente por motivo técnico durante gravações; acessório tem valor sentimental por pertencer ao pai, Eduardo Campos
Trump alerta que Irã pode ser destruído em um dia
Presidente americano dá prazo até amanhã à noite para Teerã aceitar cessar-fogo e ameaça levar o país de volta à Idade da Pedra
Governo federal anuncia criação da Escola Nacional de Hip-Hop
Projeto integra cultura urbana à educação com investimento de R$ 50 milhões entre 2026 e 2027
Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira trocam críticas públicas no X; Flávio pede racionalidade
Senador grava vídeo pedindo união e fim de desentendimentos internos enquanto pré-candidato à Presidência; conflito começou com risada interpretada como deboche
Brasil entra na rota de testes clínicos de novas vacinas contra o câncer
Pesquisadores da Universidade de Oxford discutem parcerias com Ministério da Saúde e A.C. Camargo Cancer Center; objetivo é trazer ensaios em humanos e ampliar acesso a tratamentos inovadores
Carregando..