Roma diz que Rui Costa ofende Congresso ao culpá-lo por cortes

"Não me causa espanto porque a gente sabe qual é a postura dele e de algumas figuras", disse o presidente do PL Bahia
Por: Brado Jornal 05.mar.2024 às 08h41
Roma diz que Rui Costa ofende Congresso ao culpá-lo por cortes
Foto: Max HAACK

O presidente do PL na Bahia, João Roma, criticou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que culpou o Congresso Nacional pelo corte de R$ 13 milhões de recursos para a Universidade Federal da Bahia (Ufba). Para o ex-ministro da Cidadania, o petista agiu de forma desleal ao querer transferir uma responsabilidade que é do governo federal. "É uma deslealdade dele com os parceiros que tem, que compõem o Congresso Nacional. O Congresso Nacional tem que ser respeitado. Precisamos fortalecer as nossas instituições, pois ali está o símbolo dos nossos representantes", declarou Roma, na noite de segunda-feira (4), em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia.


O dirigente partidária declarou, entretanto, que a declaração de Rui Costa não foi para ele uma surpresa. "Não me causa espanto porque a gente sabe qual é a postura dele e de algumas figuras. Mas é bem diferente do que ocorreu lá atrás quando houve um corte menor inclusive que esse, ocorrido durante o governo Bolsonaro. Tinha toda sorte de manifestação, parecia que o mundo iria se acabar, e, nesse momento, não se faz nada e transfere-se a responsabilidade para o outro", comparou o ex-ministro do governo Jair Bolsonaro.


Roma questionou o porquê de o governo Lula não chamar para si a responsabilidade. "O governo é um dos principais integrantes na formulação dessa política orçamentária; agora liberar 20 bilhões de reais em uma reunião com Lula bem regada eles souberam fazer imediatamente. Por que não resolve o problema da Universidade Federal que eles colocam como bandeira deles? Causa espécie o silêncio dos integrantes da universidade federal", afirmou João Roma, que enfatizou o desejo de ver uma universidade forte.


O presidente estadual do PL continuou a comparação entre as posturas das gestões Lula e Bolsonaro. "Nós lutamos e buscamos soluções para minimizar aquela questão do corte. Mas nesse governo o que se vê é a tentativa de transferir a responsabilidade e não tomar as providências. Nenhuma gritaria? Nenhum movimento se levanta para falar disso? Lula não tem culpa nessa questão? É ele quem dirige o país ou não é?", provocou Roma.


Roma também comentou a vinda a Salvador da presidente nacional do movimento feminino do Partido Liberal, Michelle Bolsonaro, que protagonizará o Encontro PL Mulher em Salvador, no próximo sábado (9), às 10 horas, com portões abertos a partir das oito horas, no novo Centro de Convenções de Salvador, na Avenida Otávio Mangabeira, na Boca do Rio. O dirigente indicou a presente de Jair Bolsonaro em Salvador e destacou, ao ser questionado durante a entrevista, que o objetivo do PL para 2026 é ver restabelecido o direito do ex-presidente disputar as eleições.


Ainda ao responder a essa questão, João Roma comentou que Michelle Bolsonaro tem cativado multidões por onde passa - a pergunta é se a ex-primeira-dama disputaria a Presidência da República em 2026. "Acredito que ela vai se destacar, mas não sei em qual posição. É comentado que ela pode disputar o Senado pelo Distrito Federal em 2026", apontou Roma.


Ao comentar as eleições municipais, Roma disse que, em Salvador, um apoio à reeleição do prefeito Bruno Reis pode ser definido após uma reunião com os membros do partido até o final de março. "Teremos, até o final desse mês, uma nova reunião. Vamos buscar estabelecer pontos de princípios e bandeiras que defendemos", disse Roma sobre este próximo encontro entre membros do PL e o prefeito da capital.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Prefeito que inaugurou lombada comemora arrecadação de R$ 8 milhões em município de 15 mil habitantes
O prefeito é filiado ao Partido dos Trabalhadores, o mesmo do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Detenção na CPI do INSS: Líder de organização pesqueira é detido por declarações falsas
Acusado de ocultar ligações com esquema de fraudes, Abraão Lincoln enfrenta prisão em flagrante após oitiva que expôs movimentações suspeitas de centenas de milhões
Aliados de Bolsonaro preveem ida à Papuda na próxima semana
Expectativa de transferência após decisão do STF divide opiniões na Corte e no entorno do ex-presidente
Polícia federal examina repasses de 92 parlamentares por determinação de Dino e avalia instauração de apurações adicionais
Parlamentares e Cidades Buscam Corrigir Aplicação de Recursos Após Revelação de Apurações
Carregando..