Alexandre de Moraes vai comandar centro contra desinformação no TSE

Corte informou que quer otimizar a implementação de 'ações preventivas e corretivas' contra 'notícias falsas' e discursos de ódio
Por: Brado Jornal 11.mar.2024 às 14h32
Alexandre de Moraes vai comandar centro contra desinformação no TSE
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai inaugurar, na terça-feira (12), o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde). O órgão será responsável pelo “combate à desinformação, discursos de ódio, discriminatórios e antidemocráticos no âmbito eleitoral”.

A cerimônia de lançamento está marcada para as 16 horas. A unidade será comandada pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com o tribunal, a estrutura terá a função de facilitar a comunicação entre entidades e plataformas de redes sociais, com o objetivo de “aprimorar a implementação de ações preventivas e corretivas” e assegurar o cumprimento das regras determinadas pela Justiça Eleitoral para as eleições de outubro deste ano.

Ainda segundo o TSE, o centro auxiliará os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a combater as chamadas “deepfakes”, que são manipulações feitas por meio da IA em vídeos, fotos ou GIFs, que guardam enorme semelhança com a realidade.

Foram convidados a participar do Ciedde a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O órgão criado pelo TSE também deve promover cursos, seminários e estudos sobre educação em cidadania, democracia, Justiça Eleitoral, direitos digitais e combate à desinformação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado Nikolas Ferreira zomba de Moraes após liberação para visita a Bolsonaro: 'Finalmente o rei do país me liberou'
Nikolas obtém permissão do STF para encontro com ex-presidente em 21 de novembro, junto a outros aliados
Brasil espera resposta americana a proposta de roteiro para negociações comerciais, afirma chanceler
Mauro Vieira se encontrou com Marco Rubio em Washington após contatos no G7
Thiago Brennand muda de presídio e vai para Guarulhos
O local de destino reúne outros presos por delitos sexuais
Operação contra expansão do Comando Vermelho chega a São João de Meriti com prisão de vereador em flagrante
Ação policial visa frear domínio territorial da facção na Baixada Fluminense
Recondução de Gonet à PGR é aprovada com margem estreita no Senado
Apoio apertado reflete perda de respaldo entre senadores opositores e tensões políticas na sabatina
Políticos do PL Bahia articulam discretamente saída do partido por "falta de comunicação e bagunça de Roma"
De acordo com relatos desses políticos, o PL Bahia é descrito como um ambiente "bagunçado"
Carregando..