Política Urgente

Direta derrota esquerda e vence Eleições em Portugal, aliado de Bolsonaro ganha força

André Ventura, Líder do partido de Direita CHEGA, declarou que Lula é uma "Persona Non Grata" e afirmou que não vai deixar ele entrar no país e se insistir poderá ser preso
Por: Brado da Redação 11.mar.2024 às 03h13 - Atualizado: 11.mar.2024 às 13h21
Direta derrota esquerda e vence Eleições em Portugal, aliado de Bolsonaro ganha força

As eleições legislativas em Portugal, realizadas neste domingo(10) promoveram uma mudança significativa no cenário político do país, Com 99% das urnas apuradas, a coligação de centro-direita da Aliança Democrática (AD) alcançou 79 cadeiras na Assembleia da República ficando com 29,5% dos votos, vencendo o Partido Socialista (PS)  de esquerda que ficou com 28,6 e 77 cadeiras, a diferença foi apertada com aproximadamente 50 mil votos de frente.

As eleição em Portugal foram antecipadas em quatro meses após a demissão repentina do primeiro-ministro socialista do partido de esquerda após início de uma investigação de escândalos de corrupção.

O partido CHEGA, considerado pela imprensa como extrema-direita conseguiu alcançar um feito histórico e foi o que mais cresceu nestas eleições com mais de um milhão de votos o partido pulou de 12 deputados em 2022 para 48 nestas eleições praticamente quadruplicou a sua bancada de deputados, se consagrando como terceiro lugar com 18% dos votos válidos, o AD conseguiu apenas 6 cadeiras a mais do que já tinha e o PS partido de Esquerda foi o que mais perdeu de 117 ficou com apenas 77 cadeiras.


Fonte: cmjornal

A AD é uma coligação de partidos de centro-direita, e conquistou a preferência dos eleitores portugueses, no entanto, a formação de um governo maioritário ainda é incerta, isso porque o partido sempre descartou uma aliança com o Chega, e sem um acordo com o terceiro lugar, a AD vencedora do pleito não será capaz de formar uma maioria no congresso o que poderá ocasionar novas eleições nos próximos 6 meses.

Após o resultado Pedro Nuno Santos, líder partido de Esquerda PS, assumiu a derrota “Nós não temos uma maioria e se não temos uma maioria não nos podemos apresentar como uma solução”, 

André Ventura que é o Líder do partido de Direita ficou radiante com o resultado e declarou, "esta noite ficará na história de Portugal, esta é a noite em que acabou o bipartidarismo em Portugal. À hora a que falamos, não sabemos quem vai ser o governo de Portugal, mas a História já fez a sua escolha: o Chega ultrapassou um milhão de votos em Portugal.” e tudo indica que há uma maioria forte à direita para governar. Isto significa que, a partir desta noite, temos de trabalhar para que haja um governo estável em Portugal”, afirmou 


Foto Twitter Eduardo Bolsonaro

Aliado de Bolsonaro, o líder do Chega, André Ventura foi o grande vencedor destas eleições ao "ressuscitou" a direita em Portugal, e teve grande acessão em meio a escândalos de corrupção que mais uma vez mancharam a história da esquerda que atualmente está no poder.

Ás vésperas das eleições, André fez uma declaração polêmica declarando Lula como "Persona Non Grata" chamou de corrupto e ainda afirmou que, caso eleito como primeiro-ministro, irá proibir a entrada de Lula em Portugal:

“Se o Chega vencer as eleições legislativas, o senhor presidente do Brasil, Lula da Silva, não vai entrar em Portugal”, afirmou o deputado.

André Ventura ainda afirmou que prenderá Lula se o chefe do Executivo brasileiro insistir em ir a Portugal. “Eu garanto-vos que, se eu for primeiro-ministro, o senhor Lula da Silva ficará no aeroporto. E, se insistir, vai para uma cadeia” mas ele já sabe o que é isto então não será uma grande novidade para ele", declarou o deputado.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou não ter visto indícios de xenofobia na fala do líder de direita de Portugal contra o atual presidente do Brasil Lula da Silva (PT). Ele afirmou que a declaração é, na verdade, “Corruptofóbica”.

Veja o vídeo:




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Júnior Friboi afirma que governo Trump absorveu visões enviesadas a respeito do Brasil
Irmão do empresário, Joesley, dialogou com o líder republicano antes de gestos positivos em direção a Lula; polarização interna e ambições políticas teriam afetado laços entre nações
Fábricas ilegais de armas em São Paulo e Minas Gerais fornecem fuzis ao Comando Vermelho no Rio de Janeiro
Esquema de produção industrial de fuzis falsos é desmantelado pela PF em operação que revela rede de suprimentos para facções criminosas
Partidos de esquerda solicitam apuração no Supremo sobre ação letal na capital fluminense
Legendas políticas denunciam abusos em operação que resultou em 121 óbitos e questionam o equilíbrio entre baixas e material bélico confiscado pela PM
Justiça apura contratações diretas da Prefeitura de Santo Estêvão em festas juninas
Prefeito Tiago da Central enfrenta inquérito civil e denúncias na Câmara Municipal
Cláudio Castro defende classificação do Comando Vermelho como terrorista
Governador fluminense destaca exemplos de Argentina e Paraguai na luta contra facções criminosas transnacionais
Ministro do STF agenda reunião com governador do Rio sobre operação em favelas
Alexandre de Moraes preside audiência com Cláudio Castro nesta segunda-feira
Carregando..