“Ficou insustentável”, diz ACM Neto sobre Bivar

Eleito 1º vice-presidente do União Brasil, ex-prefeito de Salvador diz que clima para permanência do atual presidente "já não existia" e "agora piorou tudo de uma vez"
Por: Brado Jornal 13.mar.2024 às 10h16
“Ficou insustentável”, diz ACM Neto sobre Bivar
Fábio Rodrigues-Pozzebom

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto foi eleito 1º vice-presidente do União Brasil na convenção que apontou Antônio Rueda (à esquerda na foto) para comandar o partido, em 29 de fevereiro. Desde então, duas casas de praia de Rueda pegaram fogo, o deputado Luciano Bivar (União-PE), que foi derrotado na tentativa de permanecer na presidência do União, acusou Rueda (que era seu vice) de “tráfico de influência” e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), prometeu cassar o mandato de Bivar no Tribunal Superior eleitoral (TSE) sob acusação de envolvimento no incêndio.

“O clima dele [Bivar] de permanência no partido já não existia, agora piorou tudo de uma vez. O que era muito ruim, agora ficou insustentável. A gente não tem outra saída se não fazer o que tem que ser feito”, disse Neto, atual secretário-executivo do partido, ao jornal O Globo.


Expulsão, suspensão ou afastamento

O dirigente do União Brasil, líder do antigo DEM e do mais antigo ainda PFL, que deram origem ao partido após fusão com o PSL, prevê as expulsão de Bivar.

“São 17 que votam, é preciso ter 11, nós temos os votos. Nesse cenário, sendo ele [Bivar] afastado, suspenso, expulso, o que quer aconteça, nós vamos ter [os votos]. Como primeiro vice-presidente, ele [Rueda] assume como interino até 31 de maio, quando, em 1º de junho, a nova direção nacional assume as funções”, projetou Neto.

O ex-prefeito disse ainda que “a Executiva vai se reunir para receber a representação e dar encaminhamento”. “A decisão deve acontecer na próxima semana. É preciso dar a ele [Bivar] um prazo de 72 horas para se defender”, explicou.


Protocolo

Às 15h desta quarta-feira, 13, lideranças do partido vão se reunir para tratar de possível abertura de processo de expulsão de Bivar. Após a reunião, os integrantes do União preveem dar uma entrevista coletiva para detakhar as providências que serão adotadas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Crise no Congresso se intensifica com decisões de Moraes contra Bolsonaro e Marcos do Val
Prisão domiciliar de ex-presidente e tornozeleira em senador geram revolta e obstrução legislativa
Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
Medida econômica dos EUA afeta exportações do Brasil, mas 694 itens têm alíquota reduzidaImpactos econômicos e políticos da decisão
Lula busca articulação com Brics contra tarifas impostas por Trump
Reunião visa resposta unificada às medidas protecionistas dos EUA
ACM Neto critica inação do governo diante da violência contra jovens na Bahia
Líder da União Brasil aponta elo entre falhas na educação e avanço do crime organizado
Brasil descarta diálogo com Israel sobre novo embaixador
Silêncio do Itamaraty reforça tensões diplomáticas com Tel Aviv
Menina de 3 anos é resgatada em Santo André após vagar sozinha à noite
Criança foi encontrada desorientada por eletricista, enquanto mãe estava em baile funk
Carregando..