O Brasil correu risco de golpe, diz Lula durante reunião com ministros

Presidente ainda chamou o ex-chefe do Executivo de 'covardão'
Por: Brado Jornal 18.mar.2024 às 10h38
O Brasil correu risco de golpe, diz Lula durante reunião com ministros
Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) logo no começo da primeira reunião ministerial deste ano na manhã desta segunda (18), no Palácio do Planalto. Ele reuniu o primeiro escalão do governo para cobrar resultados dos ministérios para reverter a queda da aprovação nas mais recentes pesquisas de opinião, que apontam uma alta na rejeição do governo.

Durante o tempo em que permitiu a presença da imprensa na reunião, Lula disse que todos os ministros pegaram as pastas com funcionários e programas defasados, e que o “Brasil estava abandonado”, em que o governo anterior “não estava preocupado com o país”.

Segundo Lula, Bolsonaro estava preocupado “apenas em estimular o ódio entre as pessoas, a mentira, e continua fazendo do mesmo jeito”. Ele diz que hoje tem clareza de que o 8 de janeiro de 2023 foi uma tentativa de golpe que se iniciou ainda em 2022 com “gente do governo dele” e de dentro das Forças Armadas.

“Se há três meses quando a gente falava em golpe parecia apenas insinuação, hoje temos certeza que esse país correu sério risco de ter um golpe em função das eleições de 2022”, disse Lula.

Lula afirmou que "não teve golpe" porque pessoas dos comandos das Forças Armadas não quiseram e não aceitaram a ideia de Bolsonaro, "mas também porque o presidente é um covardão". "Ele não teve coragem de executar aquilo que planejou, ficou dentro do Palácio [da Alvorada] chorando quase que um mês e preferiu fugir para os Estados Unidos [...] na expectativa de que fora do país o golpe poderia acontecer", disparou.

"Porque eles financiaram as pessoas nas portas dos quartéis para tentar estimular a sequência do golpe. Como não deu certo, então, eles agora estão dizendo que nós estamos ferindo a democracia, que eles eram inocentes, que eles apenas fizeram discussões, mas que não houve nada de concreto. Mas, nós sabemos que houve a tentativa de um golpe neste país", completou Lula.

A afirmação de Lula ocorre três dias depois do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirar o sigilo dos depoimentos prestados no âmbito das investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado.


Fonte: Gazeta do Povo



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Escândalo na CBF revela acordo político entre Samir Xaud, Gilmar Mendes e John Textor
Um novo capítulo de polêmicas sacode a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2025
Lula enfrenta vaias em três momentos durante a Marcha dos Prefeitos
Durante a 26ª Marcha dos Prefeitos, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado em pelo menos três ocasiões nesta terça-feira
Cleitinho pede perdão por solicitar vídeo de Virginia Fonseca na CPI das Bets
Cleitinho explicou que, pouco antes da oitiva, sua esposa enviou uma mensagem informando que sua filha, de 12 anos, admiradora de Virginia, queria um vídeo dela
Jerônimo busca apoio de Dilma Rousseff para VLT até Alagoinhas
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta terça-feira, 20 de maio de 2025, que negocia com Dilma Rousseff
Agora: Salvador refém do caos promovido por sindicalistas em invasão de plenário na Câmara; assista
Nesse momento, os manifestantes invadiram o auditório do Centro de Cultura, local da votação, agredindo vereadores e promovendo um verdadeiro ataque à democracia.
Ponte Salvador-Itaparica: chineses pedem mais recursos e agilidade para obras
Durante viagem à China na última semana, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reuniu-se duas vezes com o consórcio chinês responsável pela construção da Ponte Salvador-Itaparica
Carregando..