Se condenado, Bolsonaro pode ter pena de até 15 anos de prisão

PF indiciou ex-presidente na investigação que apura se houve fraude em certificados de vacinação contra a covid
Por: Brado Jornal 19.mar.2024 às 14h00
Se condenado, Bolsonaro pode ter pena de até 15 anos de prisão
Foto: Isac Nóbrega/Agência Brasil

A PF indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informação na investigação que apura se houve fraude em certificados de vacinação contra a covid-19. Juntas, as penas podem chegar a 15 anos de prisão, além de multa, segundo o Código Penal

Ainda não se sabe se Bolsonaro responderá pelas práticas. Com a conclusão da investigação, a Procuradoria Geral da República deve avaliar os fatos e decidir se apresenta ou não uma denúncia contra o ex-presidente e aliados. A partir disso, o STF analisa se o caso poderá se tornar uma ação penal, o que pode levar a condenação ou não dos envolvidos. 

Conforme o artigo 313 do Decreto Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, as penas para a condenação do crime de inserção de dados falsos em sistema público são reclusão, de 2 a 12 anos, e multa. 


Leia o texto do artigo: 

  • “Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
  • “Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
  • “Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)”
  • Já o período da pena de reclusão para a condenação por associação criminosa varia de 1 a 3 anos. O crime consta no artigo 288 do decreto de lei  nº 2.848. Somadas, as penas dos crimes imputados ao ex-presidente podem chegar a 15 anos de prisão.


Leia o texto do artigo: 

  • “Art. 288. Associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes: (Redação dada pela Lei nº 12.850, de 2013) (Vigência)
  • “Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos. (Redação dada pela Lei nº 12.850, de 2013) (Vigência)
  • “Parágrafo único. A pena aumenta-se até a metade se a associação é armada ou se houver a participação de criança ou adolescente. (Redação dada pela Lei nº 12.850, de 2013) (Vigência)
  • “Constituição de milícia privada (Incluído dada pela Lei nº 12.720, de 2012”


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Estudante de 24 anos morre atropelada por caminhão durante o Carnaval em Salvador
Acidente aconteceu no circuito Barra-Ondina; vítima tentou subir no veículo e caiu
Ala de escola de samba satiriza neoconservadores em homenagem a Lula no Carnaval do Rio
Representação incluiu famílias cristãs, agronegócio e defensores do regime militar em fantasias de latas de conserva
Oposição promete 12 ações na Justiça contra desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula
Partidos e parlamentares alegam propaganda antecipada, abuso de poder, uso irregular de verbas públicas e discriminação religiosa
Jerônimo Rodrigues manifesta interesse em aliança com Zé Cocá e Zé Ronaldo para fortalecer governabilidade na Bahia
Governador destaca diálogo baseado em projetos e cooperação institucional, sem trocas financeiras ou favores
Deputado protocola representação no MP Eleitoral por suposta propaganda antecipada no Carnaval de Salvador
Leandro de Jesus (PL) pede investigação sobre manifestações de apoio a Lula em apresentações musicais e uso de recursos públicos
Governo da Bahia triplica repasse para bloco comandado por Margareth Menezes
Patrocínio ao Os Mascarados saltou de R$ 300 mil para R$ 1 milhão no ano em que ministra reassumiu liderança; contrato foi feito sem licitação
Carregando..