CCJ aprova "Dia da Lembrança do Holocausto"

A proposta agora segue para o Senado
Por: Brado Jornal 20.mar.2024 às 13h54
CCJ aprova
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei que cria o “Dia Nacional da Lembrança do Holocausto” por votação simbólica, ou seja, sem contagem nominal dos votos. A aprovação se deu quase 1 mês depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparar a ação militar de Israel na Faixa de Gaza ao genocídio de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Como a proposta tinha caráter terminativo na CCJ, segue agora para o Senado. O texto foi pautado pela recém-eleita presidente do colegiado, Carol de Toni (PL-SC), uma das congressistas mais oposicionistas ao governo na Casa Baixa. 

O projeto foi apresentado pelos ex-deputados Jorge Silva, na época filiado ao extinto PHS do Espírito Santo, e Sérgio Vidigal (PDT-ES), em 2017, e foi resgatado por Carol de Toni em reação às falas do presidente Lula. A relatoria na CCJ ficou com Eduardo Bismarck (PDT-CE), da base de apoio ao governo.

Lula deu a controversa declaração em que comparou as ações de Israel em Gaza à Alemanha nazista em entrevista a jornalistas em Adis Abeba, na Etiópia, em 18 de fevereiro. Na ocasião, repetiu que os moradores de Gaza estão sendo vítimas de um “genocídio” e defendeu a criação do Estado Palestino.

Nos dias seguintes, integrantes do governo de Benjamin Netanyahu criticaram duramente a fala do presidente brasileiro. O mais vocal foi o chanceler Israel Katz, que manteve publicações diárias com críticas a Lula e ao governo brasileiro.

O petista foi considerado “persona non grata” (ou seja, que não é bem-vinda) em Israel até que peça desculpas pela declaração.

Em 4 de março, durante discurso na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, Lula voltou a abordar o tema. Disse ter apanhado depois de comparar a ofensiva militar de Israel em Gaza com o extermínio de judeus e que o “tempo vai provar” que ele estava certo.

“Há 20 dias, como eu apanhei pelo que eu falei da Palestina. Vocês estão lembrados, como eu sou um cara católico e creio em Deus, eu acho que Deus escreve certo por linhas tortas. Com o tempo, a gente vai provar que eu estava certo”, disse o presidente em discurso na abertura da 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada em Brasília.

Na 5ª feira (14.mar), o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi a uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado e adotou um tom mais suave em relação às declarações anteriores de Lula. Criticou o que chamou de “reação desproporcional” das Forças de Defesa de Israel em Gaza e chamou a ofensiva de “punição coletiva” do povo palestino.

Vieira viajou à Cisjordânia no último fim de semana. No domingo (17), voltou a criticar as ações de Israel na Faixa de Gaza, que classificou como “ilegais” e “imorais”. Afirmou que os “rastros de destruição e morte” na região não serão esquecidos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Câmara aprova urgência para projeto que veta descontos automáticos no INSS
Com apoio da base governista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
BR-324 enfrenta problemas após fim da concessão da Via Bahia
A transição, anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, marcou o que ele chamou de “novo 2 de julho da Bahia”
Mulher de 47 anos é atingida por bala perdida em Salvador enquanto estendia pano de prato
No domingo (18.mai.2025), uma mulher de 47 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi baleada em sua residência
PL afasta Fábio Wajngarten após mensagens vazadas com Mauro Cid
O Partido Liberal (PL) decidiu, nesta terça-feira, 20 de maio de 2025, pela exclusão de Fábio Wajngarten, ex-Secretário de Comunicação do governo Jair Bolsonaro, de seus quadros.
Janja rebate críticas e defende fala sobre TikTok com Xi Jinping
Janja enfatizou que sua conversa com Xi Jinping
Carregando..