MP pede ao TCU investigação sobre interferência política de Lula na Petrobras

Subprocurador diz que governo influenciou de forma indevida decisão da empresa de não repassar dividendos a acionistas
Por: Brado Jornal 20.mar.2024 às 11h41
MP pede ao TCU investigação sobre interferência política de Lula na Petrobras
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) pediu nesta segunda-feira (18) que a Corte de contas investigue uma “possível interferência indevida” do governo Lula na Petrobras. A representação é assinada pelo subprocurador-geral Lucas Furtado.

No último dia 7, a estatal divulgou que não pagará dividendos extraordinários aos acionistas. A medida fez com que a empresa perdesse R$ 55,3 bilhões em valor de mercado no dia seguinte ao anúncio. O subprocurador apontou que a decisão dobre os dividendos extras "aparentemente não observou as bases econômicas" e "visou atender opções do governo federal".

"Nota-se a relevância da ingerência governamental da Petrobras em decisões que deveriam observar critérios técnicos. A decisão por não repassar dividendos aos acionistas, contrária às avaliações realizadas pela própria empresa e seu Conselho de Administração, aparentemente não observou as bases econômicas necessárias e visou atender opções do governo federal", disse Furtado no documento.

O subprocurador destacou que a Lei das Estatais (Lei 13.303/2016) tem o objetivo de impedir interferências em companhias de economia mista. Para Furtado, mesmo que a União seja a acionista majoritária, não pode interferir de “modo excessivo nas decisões corporativas” da Petrobras.

"Considerando as competências constitucionais e legais atribuídas a este Tribunal, vejo que se mostra necessária a realização de fiscalização para que sejam apurados os indícios de descumprimento normativo aqui trazidos. Sabendo-se que a Petrobras pode ter tido prejuízos com as ingerências indevidas relatadas, cabe a este Tribunal exercer seu poder-dever de zelar pelo montante dos recursos da União envolvido", afirmou.

Furtado solicitou que o TCU apure se o governo descumpriu a Lei das Estatais. Caso a interferência seja comprovada, o subprocurador pediu que a Corte de contas abra uma tomada de contas especial para responsabilizar os agentes envolvidos. O caso será relatado pelo ministro Walton Alencar Rodrigues.



Fonte: Camila Abrão/Gazeta do Povo 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ponte Salvador-Itaparica: chineses pedem mais recursos e agilidade para obras
Durante viagem à China na última semana, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reuniu-se duas vezes com o consórcio chinês responsável pela construção da Ponte Salvador-Itaparica
Lula enfrenta vaias em três momentos durante a Marcha dos Prefeitos
Durante a 26ª Marcha dos Prefeitos, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado em pelo menos três ocasiões nesta terça-feira
Ednaldo Rodrigues desiste de retornar à presidência da CBF e pede fim de disputa
Ednaldo Rodrigues abriu mão de tentar reassumir o comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Trump revela plano para escudo antimísseis Domo de Ouro com custo de US$ 175 bilhões
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou na terça-feira, 20, um projeto para a construção do escudo antimísseis chamado Domo de Ouro
PL afasta Fábio Wajngarten após mensagens vazadas com Mauro Cid
O Partido Liberal (PL) decidiu, nesta terça-feira, 20 de maio de 2025, pela exclusão de Fábio Wajngarten, ex-Secretário de Comunicação do governo Jair Bolsonaro, de seus quadros.
Pastor Sargento Isidório gera debate ao discursar com bebê reborn na Câmara
Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) causou polêmica ao aparecer no plenário da Câmara dos Deputados segurando um bebê reborn
Carregando..