Ministro de Israel diz estar feliz por reunião com Tarcísio e Caiado

Israel Katz chama os governadores de SP e Goiás de “grandes amigos” e diz que fala “antissemita” de Lula não vai separar nações
Por: Brado Jornal 21.mar.2024 às 16h58
Ministro de Israel diz estar feliz por reunião com Tarcísio e Caiado

O ministro de Relações Exteriores israelense, Israel Katz, disse nesta quinta-feira (21) que ficou feliz em encontrar 2 “grandes amigos” do Estado de Israel. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) estão em viagem diplomática a Israel até sexta-feira (22).

“Fiquei feliz em me encontrar hoje com 2 grandes amigos do Estado de Israel, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que representam dezenas de milhões de brasileiros e vieram apoiar Israel”, declarou o ministro em seu perfil no X (ex-Twitter). Ele disse que as declarações “antissemitas” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vão separar as nações. E afirmou: “Nossos valores compartilhados são os inimigos de nossos inimigos, juntos venceremos”.

O ministro declarou que Israel não abriu mão do povo brasileiro, que apoia o povo judeu e simpatiza com a guerra “justa” contra organização “terrorista assassina” Hamas. E também disse que agradeceu aos governadores pela “comovente solidariedade” que foram demonstrar ao povo de Israel.

Nesta quinta-feira (21), o governo do presidente Lula criticou as declarações de Tarcísio e Caiado sobre a guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza. Durante encontro com o presidente israelense, Isaac Herzog na terça-feira (19), os governadores pediram desculpas pelas falas de Lula sobre o conflito.

Israel Katz virou o representante israelense mais crítico do governo Lula depois das falas do presidente em que comparou a morte em massa de palestinos ao genocídio de judeus promovido por Adolf Hitler na 2ª Guerra Mundial, em 18 de fevereiro.

Com posts quase diários sobre o assunto em seus perfis nas redes sociais nos dias seguintes à declaração do petista, Katz foi o responsável por levar o então embaixador brasileiro Frederico Meyer ao Museu do Holocausto em Israel para uma reprimenda pública diante da imprensa. O ato foi considerado desrespeitoso pela diplomacia brasileira e, na sequência, Meyer foi chamado de volta ao Brasil.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump busca alívio no custo de vida e abre negociações tarifárias com o Brasil
Na terça-feira (11), o presidente republicano anunciou à Fox News planos para importar mais café e cortar tarifas, prometendo soluções “rápidas e fáceis”.
Chanceler brasileiro solicita análise de proposta americana para revogar tarifas elevadas
Diálogo breve em cúpula do G7 reacende apelos do Brasil por exame do plano apresentado em 4 de novembro
Políticos do PL Bahia articulam discretamente saída do partido por "falta de comunicação e bagunça de Roma"
De acordo com relatos desses políticos, o PL Bahia é descrito como um ambiente "bagunçado"
Primeira Turma do STF finaliza análise de recursos de Bolsonaro e outros seis acusados nesta sexta
Julgamento virtual rejeita pedidos por unanimidade e abre caminho para execução de penas
Jorge Araújo assume vaga de deputado federal com nomeação de João Leão na Prefeitura de Salvador
A alteração também afeta a Câmara Municipal de Salvador, onde o suplente Sandro Bahiense (PP) retornará ao cargo no Legislativo local
Recondução de Gonet à PGR é aprovada com margem estreita no Senado
Apoio apertado reflete perda de respaldo entre senadores opositores e tensões políticas na sabatina
Carregando..