Defesa do X diz ao STF que não pode garantir cumprimento de decisões

Na manifestação enviada ao relator do inquérito, a plataforma pede que todas as decisões envolvendo ordens judiciais sejam encaminhadas para a X Corp., responsável pela gestão da plataforma
Por: Brado Jornal 09.abr.2024 às 15h35
Defesa do X diz ao STF que não pode garantir cumprimento de decisões
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A defesa do X (ex-Twitter) no Brasil enviou ao Supremo Tribunal Federal uma petição no inquérito das milícias digitais, protocolado em julho de 2021 e que investiga grupos por condutas contrárias à democracia.

Na manifestação enviada ao relator do inquérito, ministro Alexandre de Moraes, a plataforma menciona “limites técnicos e físicos” no Brasil para o cumprimento de decisões judiciais. A discussão motivou o embate entre Moraes e o dono do X, Elon Musk.

“Deve-se, no entanto, pontuar limites jurídicos, técnicos e físicos do X Brasil e, notadamente, de seu representante legal. Eles não detêm capacidade alguma para interferir na administração e operação da plataforma, tampouco autoridade para a tomada de decisões relativas ao cumprimento de ordens judiciais nesse sentido. Há impossibilidade física para tanto”, diz a defesa.

Segundo a peça, a remoção de conteúdos é exclusiva da operadora da plataforma, ou seja, a provedora da empresa, que é responsável pela operacionalização do X. A partir disso, a petição pede ao STF que todas as decisões envolvendo ordens judiciais sejam encaminhadas para a X Corp., responsável pela gestão da plataforma.

O ministro incluiu Musk no inquérito das milícias digitais no último domingo (7), depois de críticas contra a sua atuação na Corte. Na mesma decisão, Moraes determinou que plataforma está proibida de desobedecer qualquer ordem judicial emitida. Inclui reativar perfis já bloqueados por determinação do STF ou do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 100 mil por cada perfil.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump afirma que pode selar cessar-fogo com Irã até segunda-feira e ameaça confiscar petróleo iraniano
Presidente americano diz que negociações avançam e dá prazo curto; ele condiciona acordo à reabertura do Estreito de Ormuz e reitera possibilidade de tomar recursos energéticos do país
Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira trocam críticas públicas no X; Flávio pede racionalidade
Senador grava vídeo pedindo união e fim de desentendimentos internos enquanto pré-candidato à Presidência; conflito começou com risada interpretada como deboche
João Campos guarda cordão de ouro antes de agenda pública no Recife
Ex-prefeito explica que retira a corrente por motivo técnico durante gravações; acessório tem valor sentimental por pertencer ao pai, Eduardo Campos
Papa Leão XIV celebra sua primeira missa de Páscoa e faz apelo pela paz
Pontífice envia mensagem em português durante bênção Urbi et Orbi e critica indiferença diante das guerras; celebração na Praça de São Pedro reuniu milhares de fiéis
Carregando..