Deputado Capitão Alden quer derrubar lei combate a fake news baiana

Parlamentar acionou o Partido Liberal e foi protocolada ADI
Por: Brado Jornal 14.mai.2024 às 18h49
Deputado Capitão Alden quer derrubar lei combate a fake news baiana

Por solicitação do deputado federal Capitão Alden (PL-BA), o Partido Liberal (PL) propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que pretende derrubar a Lei Estadual nº 14.268, de 28 maio de 2020, prevendo a aplicação de multas de até R$ 20 mil ao baiano que “divulga informações falsas sobre epidemias, endemias e pandemias no estado da Bahia”.

O parlamentar argumenta que a iniciativa busca combater práticas repressoras e sem qualquer aplicabilidade do Governo do Estado da Bahia. O próprio executivo baiano, provocado pelo gabinete do político, admitiu não ter instaurado nenhum procedimento investigatório sobre o tema, embora o sítio da internet da gestão estadual divulgou diversos casos de supostas práticas de fake news. 

Além do mais, a norma foi aprovada com vícios de formalidade (desvio de competência). Conforme a Constituição, é  competência privativa da União legislar sobre “águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão”.

De acordo com o militar baiano, o que ocorre na Bahia é uma afronta às normas jurídicas e falta de respeito com a população baiana. “Não vou cruzar os braços diante de atrocidades deste desgoverno da Bahia. A lei de fake news baiana será derrubada, pois sou defensor da liberdade, especialmente, a liberdade de expressão”, pontua Alden.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fábrica de energéticos em Salvador tem furto de energia flagrado pela Coelba e Polícia Civil
Operação conjunta recupera volume equivalente ao consumo de milhares de residências
Partido Novo anuncia representação contra Alcolumbre no Conselho de Ética do Senado
Eduardo Girão acusa presidente da Casa de omissão e abuso de poder, citando atrasos em impeachments, sigilos excessivos e impasse na CPI do Banco Master
Trump aponta Cuba como possível próximo alvo após conflito com Irã
Presidente dos EUA vê queda do regime cubano como meta histórica e "cereja do bolo"; Havana declara apoio ao Irã em meio a pressões econômicas americanas
Um homem de 27 anos foi resgatado de cativeiro em Barra de Pojuca
Polícia Civil localiza vítima sequestrada em Mussurunga e age rapidamente; suspeitos escapam durante operação
Amiga de Lulinha envia recado ameaçador cobrando proteção de emissários de Lula
Roberta Luchsinger, investigada em esquema de fraudes no INSS, alertou que não cairá sozinha e exige amparo em meio a quebras de sigilo autorizadas pelo STF
Carregando..