Deputado Capitão Alden quer derrubar lei combate a fake news baiana

Parlamentar acionou o Partido Liberal e foi protocolada ADI
Por: Brado Jornal 14.mai.2024 às 18h49
Deputado Capitão Alden quer derrubar lei combate a fake news baiana

Por solicitação do deputado federal Capitão Alden (PL-BA), o Partido Liberal (PL) propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que pretende derrubar a Lei Estadual nº 14.268, de 28 maio de 2020, prevendo a aplicação de multas de até R$ 20 mil ao baiano que “divulga informações falsas sobre epidemias, endemias e pandemias no estado da Bahia”.

O parlamentar argumenta que a iniciativa busca combater práticas repressoras e sem qualquer aplicabilidade do Governo do Estado da Bahia. O próprio executivo baiano, provocado pelo gabinete do político, admitiu não ter instaurado nenhum procedimento investigatório sobre o tema, embora o sítio da internet da gestão estadual divulgou diversos casos de supostas práticas de fake news. 

Além do mais, a norma foi aprovada com vícios de formalidade (desvio de competência). Conforme a Constituição, é  competência privativa da União legislar sobre “águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão”.

De acordo com o militar baiano, o que ocorre na Bahia é uma afronta às normas jurídicas e falta de respeito com a população baiana. “Não vou cruzar os braços diante de atrocidades deste desgoverno da Bahia. A lei de fake news baiana será derrubada, pois sou defensor da liberdade, especialmente, a liberdade de expressão”, pontua Alden.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo confirma negociações com PSD para vice e aumenta dúvida sobre Geraldo Júnior
Governador busca acordo com Otto Alencar para chapa de 2026 e promete decisão dialogada até março sem romper com MDB.
Neto Carletto defende vaga do Avante na chapa majoritária de Jerônimo
Deputado destaca força partidária e cobra diálogo sem imposições para garantir reeleição do governador com união do grupo.
Senador Alessandro Vieira atualiza contagem de assinaturas para CPI sobre ministros do STF e Banco Master
Parlamentar anuncia 23 apoios coletados e planeja protocolamento do requerimento nesta semana, sem posicionamento de Flávio Bolsonaro
Programadores poderão se formalizar como MEI
Deputado Kim Kataguiri protocolou PLP 25/2026 para incluir atividades de desenvolvimento de software no regime simplificado e reduzir a informalidade no setor de tecnologia.
Gilmar Mendes chama vazamento de mensagens de Vorcaro de barbárie institucional
Ministro do STF critica exposição de diálogos íntimos da ex-noiva do banqueiro e cobra lei de proteção de dados penais para evitar abusos.
Jerônimo confirma conversas com PSD para vice e aumenta incerteza sobre Geraldo Júnior na chapa
Governador destaca diálogo com Otto Alencar e promete definição até fim de março sem rupturas na base aliada
Carregando..