Deputado Capitão Alden quer derrubar lei combate a fake news baiana

Parlamentar acionou o Partido Liberal e foi protocolada ADI
Por: Brado Jornal 14.mai.2024 às 18h49
Deputado Capitão Alden quer derrubar lei combate a fake news baiana

Por solicitação do deputado federal Capitão Alden (PL-BA), o Partido Liberal (PL) propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que pretende derrubar a Lei Estadual nº 14.268, de 28 maio de 2020, prevendo a aplicação de multas de até R$ 20 mil ao baiano que “divulga informações falsas sobre epidemias, endemias e pandemias no estado da Bahia”.

O parlamentar argumenta que a iniciativa busca combater práticas repressoras e sem qualquer aplicabilidade do Governo do Estado da Bahia. O próprio executivo baiano, provocado pelo gabinete do político, admitiu não ter instaurado nenhum procedimento investigatório sobre o tema, embora o sítio da internet da gestão estadual divulgou diversos casos de supostas práticas de fake news. 

Além do mais, a norma foi aprovada com vícios de formalidade (desvio de competência). Conforme a Constituição, é  competência privativa da União legislar sobre “águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão”.

De acordo com o militar baiano, o que ocorre na Bahia é uma afronta às normas jurídicas e falta de respeito com a população baiana. “Não vou cruzar os braços diante de atrocidades deste desgoverno da Bahia. A lei de fake news baiana será derrubada, pois sou defensor da liberdade, especialmente, a liberdade de expressão”, pontua Alden.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes pede manifestação da PGR sobre inclusão de Jair e Flávio Bolsonaro em inquérito
Pedido do deputado Lindbergh Farias liga financiamento do filme “Dark Horse” por Vorcaro à atuação de Eduardo nos EUA
Trump não divulga reunião com Flávio Bolsonaro, ao contrário de outros candidatos
Casa Branca manteve silêncio sobre encontro no Salão Oval, diferentemente de publicações feitas para postulantes de outros países, o que o Planalto interpreta como cautela para evitar atrito com Lula
Spray de pimenta causa mal-estar em escola de Salvador
Professora e três alunos passam mal após produto ser acionado em sala de aula no bairro de Pernambués
Empresários buscam Alcolumbre para adiar redução da jornada
Liderados por Paulo Skaf, da Fiesp, representantes do setor produtivo tentam frear a PEC que acaba com a escala 6x1 e prevê transição de 44 para 40 horas semanais.
PCdoB oficializa Aladilce e intensifica disputa por suplência de Jaques Wagner
Vereadora de Salvador entra na briga por uma das vagas de suplente do senador petista, que já conta com Quinho e Lídice da Mata como fortes postulantes
Obras do VLT causam bloqueios na BR-324
Intervenções noturnas em Águas Claras ocorrem de 26 a 31 de maio para lançamento de vigas; motoristas devem buscar rotas alternativas.
Carregando..