Plenário rejeita recurso e confirma condenação de Anthony Garotinho

O ex-governador foi condenado por crimes cometidos durante o processo eleitoral de 2016
Por: Brado Jornal 29.mai.2024 às 16h03
Plenário rejeita recurso e confirma condenação de Anthony Garotinho
Foto: Tania Rego/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou nesta quarta-feira (29) a condenação do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho pelos crimes de corrupção e associação criminosa durante as eleições municipais de 2016.

Por unanimidade, a Corte acompanhou o relator, ministro André Ramos Tavares, e negou provimento ao recurso da defesa que pedia a extinção da punibilidade do político. 

O Tribunal Superior Eleitoral manteve o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro que condenou Garotinho a 13 anos e 9 meses de prisão e multa pelos crimes, além de inelegibilidade, pelo uso do programa social Cheque Cidadão para compra de votos.

A operação Chequinho apurou o uso ilegal do programa social Cheque Cidadão, voltado a famílias de baixa renda, da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Na época, Anthony Garotinho era o secretário de governo do município gerido pela prefeita Rosinha Garotinho.

A investigação concluiu que o benefício era entregue a fim de comprar votos para candidatos aos cargos de prefeito e vereador do grupo político de Garotinho.

O ex-governador também foi condenado pelos crimes de supressão de documento e coação de testemunhas, cometidos ao longo do processo eleitoral de 2016 em Campos dos Goytacazes.


VOTO DO RELATOR

O ministro André Ramos Tavares entendeu que o ex-governador estava no comando do esquema fraudulento para uso eleitoreiro do programa assistencial.

Para ele, as provas são “robustas” e não deixam dúvida quanto à vontade de Garotinho em manipular o “inconsciente popular para criar um sentimento de gratidão e dependência política, com nítida aptidão de corromper e influenciar a vontade do eleitor e desequilibrar o pleito eleitoral”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rui Costa anuncia veto a R$ 11 bilhões em emendas parlamentares do Orçamento de 2026
As declarações ocorreram após cerimônia no Palácio do Planalto que lembrou os três anos dos atos de 8 de janeiro de 2023
Jurista baiano é cotado para comandar o Ministério da Justiça
Após saída de Ricardo Lewandowski por motivos pessoais, Wellington César Lima e Silva ganha força como principal nome para a pasta, com apoio de aliados do governo
Prefeitura de Fortaleza firma contrato bilionário com empresa recém-criada para iluminação e semáforos
Acordo de R$ 4,1 bilhões com "Fortaleza Luz" foi firmado sob a gestão de Evandro Leitão (PT)
Após veto de Lula, senador propõe anistia ampla e irrestrita aos condenados do 8 de janeiro
Novo projeto de lei prevê a anistia para todas as pessoas processadas ou condenadas pelo STF em razão dos fatos ocorridos em 8 de janeiro
Trump confirma encontro com María Corina Machado na Casa Branca na próxima semana
O objetivo da reunião será discutir o futuro político da Venezuela
Defesa de Bolsonaro solicita Smart TV e assistência religiosa na prisão
Ex-presidente pede ao STF acesso a aparelho para notícias via streaming e visitas de bispo e pastor, com família fornecendo o equipamento; pedidos aguardam análise de Alexandre de Moraes
Carregando..