Plenário rejeita recurso e confirma condenação de Anthony Garotinho

O ex-governador foi condenado por crimes cometidos durante o processo eleitoral de 2016
Por: Brado Jornal 29.mai.2024 às 16h03
Plenário rejeita recurso e confirma condenação de Anthony Garotinho
Foto: Tania Rego/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou nesta quarta-feira (29) a condenação do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho pelos crimes de corrupção e associação criminosa durante as eleições municipais de 2016.

Por unanimidade, a Corte acompanhou o relator, ministro André Ramos Tavares, e negou provimento ao recurso da defesa que pedia a extinção da punibilidade do político. 

O Tribunal Superior Eleitoral manteve o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro que condenou Garotinho a 13 anos e 9 meses de prisão e multa pelos crimes, além de inelegibilidade, pelo uso do programa social Cheque Cidadão para compra de votos.

A operação Chequinho apurou o uso ilegal do programa social Cheque Cidadão, voltado a famílias de baixa renda, da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Na época, Anthony Garotinho era o secretário de governo do município gerido pela prefeita Rosinha Garotinho.

A investigação concluiu que o benefício era entregue a fim de comprar votos para candidatos aos cargos de prefeito e vereador do grupo político de Garotinho.

O ex-governador também foi condenado pelos crimes de supressão de documento e coação de testemunhas, cometidos ao longo do processo eleitoral de 2016 em Campos dos Goytacazes.


VOTO DO RELATOR

O ministro André Ramos Tavares entendeu que o ex-governador estava no comando do esquema fraudulento para uso eleitoreiro do programa assistencial.

Para ele, as provas são “robustas” e não deixam dúvida quanto à vontade de Garotinho em manipular o “inconsciente popular para criar um sentimento de gratidão e dependência política, com nítida aptidão de corromper e influenciar a vontade do eleitor e desequilibrar o pleito eleitoral”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lúcio Vieira Lima ironiza ACM Neto e afirma que ele “não será governador”
Presidente de honra do MDB-BA diz que oposicionista repete “a mesma ladainha” e que Jerônimo Rodrigues vencerá em 2026 com força de Lula
Tarcísio de Freitas intensifica articulações nacionais e adia visita a Bolsonaro na Papudinha
Governador de São Paulo marca reuniões com empresários da Faria Lima, sonda marqueteiros e ganha tempo diante de resistências à candidatura de Flávio Bolsonaro
Santa Catarina sanciona lei que proíbe cotas raciais em universidades
Governador Jorginho Mello (PL) sanciona projeto aprovado pela Assembleia Legislativa; medida extingue reserva de vagas por raça ou cor em instituições estaduais de ensino superior
Angelo Coronel manda indireta para Marcelo Nilo em postagem de Otto Alencar
Senador do PSD reage a “frase do dia” compartilhada pelo aliado e direciona crítica ao ex-deputado republicano em meio a disputas políticas na Bahia
Rui Costa confirma pré-candidatura ao Senado e descarta disputar governo da Bahia
Ministro da Casa Civil reafirma plano de concorrer ao Senado em 2026 e nega substituição de Jerônimo Rodrigues na corrida pelo Palácio de Ondina
Flávio Bolsonaro supera Lula em pesquisa
Senador lidera com 6,2 pontos percentuais de vantagem no segundo turno, conforme levantamento Futura/Apex
Carregando..