PGR denuncia ao STF coronel e ex-assessor do GSI por defender golpe

José Placídio Matias dos Santos cobrou atuação das Forças Armadas no dias dos ataques às sedes dos Três Poderes.
Por: Brado Jornal 11.jun.2024 às 16h27
PGR denuncia ao STF coronel e ex-assessor do GSI por defender golpe
Fabio Rodrigues-Pozzembom/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o coronel da reserva José Placídio Matias dos Santos, por “incitação ao golpe de estado”. Ele foi assessor no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A acusação da PGR, que está sob sigilo no STF, apontou que o militar fez diversas postagens em uma rede social, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, para incitar um suposto golpe de estado.

De acordo com a PGR, no dia do 8 de Janeiro, o coronel cobrou uma insubordinação das Forças Armadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

José Placídio Matias dos Santos chegou a ser investigado na Justiça Militar, que concluiu pela existência de autoria e materialidade do crime Incitar à desobediência, à indisciplina ou à prática de crime militar.

A Justiça Militar atendeu a um pedido do Ministério Público Militar (MPM) e enviou o caso ao STF por avaliar que o caso envolvia incitação ao crime.

Se o STF receber a denúncia, o coronel da reserva passa a ser réu e vai responder por incitação ao crime.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Hilton Coelho ironiza reajuste do Planserv e chama de “vampirinho” o governo Jerônimo
Deputado do PSOL critica aumento nas contribuições sem melhoria no atendimento; aponta precariedade em consultas, exames e rede credenciada, cobrando revisão urgente da política do plano de saúde dos servidores baianos
Deputado Gil Diniz apaga convocação e remove críticas a ministros do STF
Parlamentar edita post sobre manifestação na Paulista após recomendação de cautela do entorno de Flávio Bolsonaro
Deputado Diego Castro denuncia alimentação inadequada fornecida a policiais durante o Carnaval na Bahia
Crítica ao governo estadual revela contraste entre propaganda e realidade nas condições de trabalho dos agentes de segurança
Kim Kataguiri diz que repasse a escola de samba que homenageia Lula deveria parar o país
Deputado critica R$ 1 milhão repassado à Acadêmicos de Niterói como escândalo eleitoral; afirma que AGU admitiu risco de condenação no TSE e cobra protestos massivos contra irregularidades no governo
Michelle Bolsonaro opta por não apoiar campanha de Flávio
Decisão comunicada a Jair Bolsonaro surge após mensagem do senador que a teria ofendido; aliados dizem que reconciliação ainda é possível com pedido de desculpas
Carregando..