Júlia Zanatta vai acionar MPF depois de ser chamada de ‘feia’ por Erika Hilton

No plenário da Câmara, a deputada Júlia Zanatta acusou Érika Hilton de se sentir "livre" para ofendê-la porque usa saia e um "cabelo que não é dela"
Por: Brado Jornal 13.jun.2024 às 14h47
 Júlia Zanatta vai acionar MPF depois de ser chamada de ‘feia’ por Erika Hilton
Reprodução/Instagram

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) afirmou nesta quaarta-feira (12) que acionará o Ministério Público Federal contra a deputada Érika Hilton (Psol-SP) depois de ser chamada de “feia” e “ultrapassada” pela colega de Casa.

“Semana passada, na Comissão do Direito das Mulheres, essa deputada foi xingada, agredida por uma pessoa que se acha no direito de chamar a outra deputada de feia, mandar hidratar o cabelo, me chamar de ridícula. Acha que está livre para proferir as piores ofensas porque usa saia e um cabelo que não é dela”, declarou Zanatta no plenário da Câmara dos Deputados.

Ao Poder360, a assessoria de Zanatta afirmou que a congressista vai acionar o MPF contra Hilton por violação do art. 326-B do Código Eleitoral, com pedido de indenização por danos morais e coletivos.

O artigo determina uma pena de reclusão de 1 ano e 4 meses e multa por assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando de discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com o objetivo de impedir ou dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato.

No plenário, Zanatta acusou Hilton de “agredir todo mundo, e depois sair acusando os outros de transfobia” e defendeu a queda da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, do cargo. A discussão entre as duas se deu em 5 de junho, durante sessão na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher que recebeu a ministra.

A deputada do PL também saiu em defesa do seu colega de partido, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que também já protagonizou atritos com Érika Hilton.

“Ele [Nikolas Ferreira] está ficando cada vez maior porque ele é o maior defensor das mulheres dessa Casa. Foi muito agredido quando vestiu uma peruca, mas, vocês homens, se quiserem agredir mulher daqui para frente ou chamar uma mulher de feia, basta botar uma peruca e uma saia que está liberado para a ministra das mulheres do governo Lula”, afirmou a congressista.

Hilton disse que Zanatta e Nikolas estavam sendo transfóbicos no plenário “mais uma vez”. A deputada ainda não se manifestou oficialmente.


ENTENDA O CASO

O episódio em que Hilton chamou Zanatta de “feia” foi o mesmo em que ela discutiu com Nikolas. Na ocasião, o deputado federal rebateu e disse: “Pelo menos ela é ela”.

“Você é ridícula, você é feia, ultrapassada. Vai hidratar esse cabelo. Vai se cuidar, pelo amor de Deus”, disse Hilton a Zanatta. A psolista acionou o MPF contra o deputado por homotransfobia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Kim Kataguiri diz que repasse a escola de samba que homenageia Lula deveria parar o país
Deputado critica R$ 1 milhão repassado à Acadêmicos de Niterói como escândalo eleitoral; afirma que AGU admitiu risco de condenação no TSE e cobra protestos massivos contra irregularidades no governo
José Álvaro Moisés, sociólogo e um dos fundadores do PT, morre aos 81 anos afogado em Ubatuba
Professor titular aposentado da USP e referência em estudos sobre democracia e instituições políticas faleceu na Praia de Itamambuca; corpo foi encontrado na areia e socorristas tentaram reanimação sem sucesso
Hilton Coelho ironiza reajuste do Planserv e chama de “vampirinho” o governo Jerônimo
Deputado do PSOL critica aumento nas contribuições sem melhoria no atendimento; aponta precariedade em consultas, exames e rede credenciada, cobrando revisão urgente da política do plano de saúde dos servidores baianos
Deputado Gil Diniz apaga convocação e remove críticas a ministros do STF
Parlamentar edita post sobre manifestação na Paulista após recomendação de cautela do entorno de Flávio Bolsonaro
Michelle Bolsonaro opta por não apoiar campanha de Flávio
Decisão comunicada a Jair Bolsonaro surge após mensagem do senador que a teria ofendido; aliados dizem que reconciliação ainda é possível com pedido de desculpas
Lula participa de apresentação da BaianaSystem no carnaval de Salvador
Presidente dança em camarote durante show no circuito Campo Grande em meio a investigações federais e ajustes fiscais
Carregando..