Não estou “com pressa” para votar PL do aborto, diz autor

Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) disse que a votação da matéria em Plenário terá "o ano todo" para acontecer
Por: Brado Jornal 18.jun.2024 às 08h19
Não estou “com pressa” para votar PL do aborto, diz autor
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), um dos autores do projeto que pretende punir com a mesma pena de homicídio quem interromper uma gestação com mais de 22 semanas, declarou que não tem pressa para colocar a proposta em votação na Câmara dos Deputados.

A informação foi dada por Sóstenes ao jornal O Globo. De acordo com o parlamentar, a votação da matéria em Plenário terá “o ano todo” para acontecer. Segundo o deputado, o projeto é uma promessa feita pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), quando se candidatou à reeleição em 2023.

"Não estou com pressa nenhuma. Votei a urgência e agora temos o ano todo para votar isso. O Lira tem compromisso conosco e ele pode cumprir até o último dia do mandato dele", disse.

O apoio do partido de Sóstenes, mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é visto como estratégico, já que se trata da maior bancada da Casa, com 95 deputados. A escolha do novo líder da Câmara está marcada para fevereiro de 2025.

Autor do projeto, Sóstenes lê a postura do governo – que demorou para se pronunciar sobre o caso – e a falta de resistência para conferir celeridade ao processo como um cenário onde está “tudo dominado”.

"O governo está dando corda para as feministas nesse assunto, elas estão desesperadas. Eu estou muito calmo, deixa elas sapatearem. Eu já ganhei, votamos a urgência, sem nominal, ninguém chiou, tudo caladinho, tudo dominado, dominamos 513 parlamentares. Eu sei jogar parado, eu jogo parado", afirmou.

Apenas três dias após a aprovação do regime de urgência na Câmara, que aconteceu na última quarta-feira (12), é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou contra o projeto de lei, que classificou como uma “insanidade”.

"Eu, Luiz Inácio, sou contra o aborto. Mas, como o aborto é uma realidade, precisamos tratar como uma questão de saúde pública. Eu acho que é insanidade alguém querer punir uma mulher em uma pena maior do que o criminoso que fez o estupro", declarou o petista no último sábado (15).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tiroteio deixa dois feridos no Carnaval de Salvador
Incidente ocorreu durante o bloco Kuviteiras no circuito Osmar; vítimas receberam atendimento médico imediato
Lula participa de apresentação da BaianaSystem no carnaval de Salvador
Presidente dança em camarote durante show no circuito Campo Grande em meio a investigações federais e ajustes fiscais
Deputado Gil Diniz apaga convocação e remove críticas a ministros do STF
Parlamentar edita post sobre manifestação na Paulista após recomendação de cautela do entorno de Flávio Bolsonaro
André Mendonça cancela ida a congresso na Espanha por presença de advogado de Vorcaro
Ministro desistiu após assumir relatoria do caso Banco Master; evento na Universidade de Salamanca contaria com Igor Tamasauskas, defensor do ex-banqueiro investigado; Fux também se retira
Hilton Coelho ironiza reajuste do Planserv e chama de “vampirinho” o governo Jerônimo
Deputado do PSOL critica aumento nas contribuições sem melhoria no atendimento; aponta precariedade em consultas, exames e rede credenciada, cobrando revisão urgente da política do plano de saúde dos servidores baianos
Kim Kataguiri diz que repasse a escola de samba que homenageia Lula deveria parar o país
Deputado critica R$ 1 milhão repassado à Acadêmicos de Niterói como escândalo eleitoral; afirma que AGU admitiu risco de condenação no TSE e cobra protestos massivos contra irregularidades no governo
Carregando..