Moraes determina que hospitais informem se estão cumprindo decisão sobre aborto

A intimação aconteceu nesta quarta-feira (19)
Por: Brado Jornal 20.jun.2024 às 10h10
Moraes determina que hospitais informem se estão cumprindo decisão sobre aborto
José Cruz/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que hospitais municipais de São Paulo informem se estão cumprindo a decisão na qual ele suspendeu uma resolução do Conselho Federal de Medicina que dificulta o aborto legal em casos de estupro.

Os diretores de cinco estabelecimentos terão que informar demonstrar, no prazo de 48 horas, se estão cumprindo a decisão. São eles: Vila Nova Cachoeirinha, Dr. Cármino Caricchio, Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, Tide Setúbal e Professor Mário Degni.

No mês passado, Moraes atendeu a um pedido do PSOL e suspendeu a resolução do CFM que proibia a utilização de uma técnica clínica (assistolia fetal) para a interrupção de gestações acima de 22 semanas decorrentes de estupro.

A técnica utiliza medicações para interromper os batimentos cardíacos do feto, antes de sua retirada do útero, e é considerada essencial para o cuidado adequado ao aborto.

A decisão de Moraes começou a ser analisada no plenário virtual do STF, mas o julgamento foi interrompido por um pedido de destaque do ministro Nunes Marques, o que leva o caso para o plenário físico. Antes, André Mendonça já havia divergido da posição do relator.


AGU afirma que mudança cabe ao Congresso

Também nesta quarta-feira, a Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou, na mesma ação, que a regulamentação do procedimento para realização do aborto nas situações permitidas por lei só pode ser feita pelo Congresso, e não por um conselho profissional.

"A Resolução CFM nº 2.378/2024 pretendeu, ainda que disfarçadamente, alterar a disciplina legal sobre a questão do aborto. Todavia, uma limitação como a posta pela Resolução CFM nº 2.378/2024 somente seria possível por meio de lei formal. E essa é uma atribuição do Congresso Nacional, nunca de um Conselho Profissional", afirmou a AGU.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bolsonaro faz convite inusitado a Alexandre de Moraes durante depoimento no STF
Durante o depoimento, Bolsonaro iniciou o diálogo em tom leve, oferecendo mostrar ao ministro registros de sua recepção pelo público
Bolsonaristas se frustram com ausência de sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes
Eduardo Bolsonaro, que esteve nos EUA articulando pressão contra Moraes, havia sugerido que as sanções poderiam ser aplicadas até o final de maio
Nikolas Ferreira enfrenta críticas de bolsonaristas radicais nas redes sociais
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) tem sido alvo de intensos ataques e pressões de grupos radicais bolsonaristas nas redes sociais
Nikolas Ferreira ironiza Haddad após comentário sobre visualizações de vídeo do Pixgate
Haddad questionou a audiência do vídeo durante uma audiência pública na Câmara, afirmando que “não existem 300 milhões de falantes de português no mundo”
Alexandre de Moraes formaliza solicitação de extradição de Carla Zambelli à Itália
Carla Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por liderar uma invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023
Jair Bolsonaro prevê ser “próximo presidente” após depoimento ao STF sobre atos de 2022
Em uma postagem nas redes sociais logo após o interrogatório, conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, Bolsonaro destacou sua postura durante o depoimento
Carregando..