Lula tem “liberdade de expressão” e STF “cumpre o papel que lhe cabe“, diz Barroso

Petista tem feito críticas ao STF desde que o Supremo liberou o porte de maconha; dentre elas, que a Corte não deveria “se meter em tudo”
Por: Brado Jornal 28.jun.2024 às 10h32
Lula tem “liberdade de expressão” e STF “cumpre o papel que lhe cabe“, diz Barroso
Roberto Jayme/Agência Brasil

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Roberto Barroso, disse nesta quinta-feira (27) não ser “comentarista do fato político do dia” e que não é “censor do que diz o presidente”. As falas foram depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dar diversas declarações sobre o fato de a Corte ter liberado o porte de maconha. Dentre elas, que o Supremo não devia “se meter em tudo” e que a discussão deveria ter ficado no Congresso.

“O que eu posso dizer é que o Supremo julga as ações que chegam”, disse Barroso a jornalistas durante o 12º Fórum de Lisboa. “Inclusive, os habeas corpus e os recursos extraordinários de pessoas que são presas, às vezes, com pequenas quantidades de drogas. Nós somos obrigados a sermos capazes de distinguir entre o que seja consumo –porte para consumo pessoal, que não gera prisão– e o que seja tráfico, que gera pena de prisão”, acrescentou. 

Segundo Barroso, o STF tem o “dever” de julgar os processos impetrados. “Não há como dizer que essa era uma matéria para o Legislativo. Quem prende alguém é o Judiciário. Portanto, o Judiciário tem de saber qual o critério que vai utilizar para saber se prende ou se não prende”, declarou. 

O presidente do STF afirmou que o petista “tem liberdade de expressão como todas as pessoas” e “merece respeito e consideração” quando emite uma opinião.

O Congresso analisa a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 45 de 2023, que criminaliza o porte e a posse de todas as drogas, em qualquer quantidade. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), determinou, na 3ª feira (25.jun), a criação de uma comissão especial para analisar o texto. Na 4ª feira (26.jun), disse ao Poder360 que há na Casa uma maioria que “se coloca razoavelmente favorável” à PEC. 

Questionado sobre o assunto, Barroso declarou que só lida com um “problema na medida em que ele chega”. O magistrado disse: “Não preciso de problemas imaginários”. 


Poder360



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula participa de apresentação da BaianaSystem no carnaval de Salvador
Presidente dança em camarote durante show no circuito Campo Grande em meio a investigações federais e ajustes fiscais
Deputado Gil Diniz apaga convocação e remove críticas a ministros do STF
Parlamentar edita post sobre manifestação na Paulista após recomendação de cautela do entorno de Flávio Bolsonaro
Michelle Bolsonaro opta por não apoiar campanha de Flávio
Decisão comunicada a Jair Bolsonaro surge após mensagem do senador que a teria ofendido; aliados dizem que reconciliação ainda é possível com pedido de desculpas
Kim Kataguiri diz que repasse a escola de samba que homenageia Lula deveria parar o país
Deputado critica R$ 1 milhão repassado à Acadêmicos de Niterói como escândalo eleitoral; afirma que AGU admitiu risco de condenação no TSE e cobra protestos massivos contra irregularidades no governo
Produtores do Baixio de Irecê cobram Jerônimo e Lula por falta de apoio após prejuízos na lavoura
Agricultores denunciam paralisia por ausência de irrigação e escoamento; Marinho Pereira critica promessas não cumpridas e pede recursos urgentes do governo federal e estadual para salvar a safra
Hilton Coelho ironiza reajuste do Planserv e chama de “vampirinho” o governo Jerônimo
Deputado do PSOL critica aumento nas contribuições sem melhoria no atendimento; aponta precariedade em consultas, exames e rede credenciada, cobrando revisão urgente da política do plano de saúde dos servidores baianos
Carregando..