TSE manda PL provar que abriu contas para repasses de cotas

Por meio da Asepa da Corte, foi averiguado que a sigla não comprovou a abertura de contas bancárias específicas e destinadas para a política inclusiva
Por: Brado Jornal 17.jul.2024 às 09h35
TSE manda PL provar que abriu contas para repasses de cotas
Marcello Casal/Agência Brasil

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, solicitou que o Partido Liberal (PL) apresente documentos que comprovem o cumprimento das leis que promovem cotas partidárias a mulheres e pessoas negras nas eleições municipais deste ano.

A Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) da Corte diz que teria sido averiguado que a sigla não comprovou a abertura de contas bancárias específicas e destinadas para a política inclusiva. Cármen formalizou o pedido das provas no início do mês.

Além disso, é alegado também que o PL não teria informado o endereço eletrônico em que é possível acessar a íntegra dos valores do fundo eleitoral. Ficou então decidido que, além confirmar a abertura das contas, será preciso “informar o link (URL) da página eletrônica do partido na qual será divulgado o valor recebido do Fundo Especial de Financiamento de Campanha”.

No início deste ano, foi aprovado que a norma que incentiva mais candidaturas de negros e mulheres nas eleições mudaria a distribuição do fundo eleitoral. Ficando atrás apenas do PSD e do PSDB, o PL foi a terceira sigla mais afetada. Procurado, o Partido Liberal não se manifestou sobre o caso até o momento da publicação desta matéria.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
BC amplia Pix em conta-salário e aperta regras contra fraude
Norma também cria cobrança híbrida e antecipa exclusão de instituições punidas
Polícia apura vazamento em operação que mira PCC e Milton Leite em SP
Seis dos 16 alvos de prisão temporária seguem foragidos, entre eles o ex-presidente da Câmara e o dono da A2 Transportes; buscas acham passagem entre imóveis e dinheiro em malas
Milton Leite, suspeito de ligação com o PCC, se entrega à polícia
Ex-presidente da Câmara de São Paulo se apresentou nesta sexta em Mogi das Cruzes, um dia após a Operação Vectura Corrupta; defesa e Transwolff negam as acusações
Planilhas ligam R$ 10 milhões a aliados de Bolsonaro
PF investiga anotações de bicheiro e ouve versões de políticos citados
Pagamentos a filho de Nunes Marques coincidem com voto no STF
Repasses do Master à Consult ocorreram no mesmo período de decisão sobre precatórios
Mansão de R$ 250 milhões foi reservada por Vorcaro para ministro do STF
Estadia no Carnaval de 2025 previa equipe e bebidas importadas
Carregando..