Repórter da “Record” é demitida por vazar trecho de entrevista com Lula

Declarações do presidente sobre dúvidas a respeito da necessidade de cortar gastos foram antecipadas ao mercado financeiro por meio de agência de análise política da qual é sócia Renata Varandas, a jornalista dispensada
Por: Brado Jornal 18.jul.2024 às 16h05
Repórter da “Record” é demitida por vazar trecho de entrevista com Lula
Ricardo Stuckert/Planalto - 16.jul.2024

A repórter Renata Varandas foi demitida da Record nesta 5ª feira (18.jul.2024) por ter antecipado ao mercado financeiro parte do conteúdo de uma entrevista concedida a ela pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A jornalista fez isso antes de a emissora publicar a reportagem.

Varandas entrevistou Lula por volta das 9h30 no Palácio do Planalto, na 3ª feira (16.jul.2024). A conversa foi gravada e exibida na íntegra no “Jornal da Record”, às 19h55, no mesmo dia. Trechos da entrevista foram publicados pelo portal de notícias da emissora, R7, ao longo do dia. Só que antes disso parte das informações foram distribuídas por uma empresa de análise política da qual a jornalista é sócia.

As informações sobre o que o presidente havia falado acerca da questão fiscal e da sucessão no Banco Central chegaram ao conhecimento de agentes do mercado financeiro cerca de uma hora antes da primeira publicação feita pelo R7, às 13h48.

Um comunicado com as informações foi distribuído pela corretora BGC Liquidez DTVM Ltda. e atribuído à Capital Advice, agência de análise política para investidores e gestores financeiros. Varandas é sócia-administradora da agência. Outras duas jornalistas dividem o quadro societário: 1) Mariana Londres, do portal UOL (de propriedade da família Frias, que também é dona do jornal Folha de S.Paulo e do PagBank, banco que popularizou as maquininhas amarelas de cartão), e 2) Flávia Torres de Mesquita.

O texto da Capital Advice antecipou a fala de Lula em que o presidente diz que precisa ser convencido sobre a necessidade de cortes de gastos (para aceitar reduzir as despesas do governo) e que a meta fiscal não necessariamente deve ser cumprida.

Em comunicado divulgado nesta 5ª feira, a Record informou publicamente sobre a demissão de Varandas, que fazia para a emissora o acompanhamento diário das notícias relacionadas ao Palácio do Planalto:

“A RECORD informa o desligamento da repórter Renata Varandas, que, a partir desta quinta-feira (18/07/2024), não faz mais parte da equipe de jornalismo da emissora.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Em jantar privado, podcaster pressiona Trump para aliviar deportações de trabalhadores migrantes
Rogan, de 57 anos, que nega qualquer filiação política formal e se identifica apenas como “americano”, foi uma figura-chave na campanha de Trump
Lula anuncia medidas contra tarifas de Trump e defende soberania brasileira
Plano inclui negociação, OMC e possível retaliação com Lei da Reciprocidade
Tarcísio encontra Bolsonaro em Brasília após tarifas de Trump
Governador de São Paulo e ex-presidente almoçam juntos em meio a tensões comerciais com os EUA
Brasil avalia medidas não-tarifárias contra tarifas de Trump
Governo estuda resposta a sobretaxa dos EUA sem impacto inflacionário
Protesto na Paulista repudia Trump e Bolsonaro
Manifestantes criticam tarifas dos EUA e defendem soberania brasileira
Zema defende Bolsonaro, ataca STF e rejeita tarifas de Trump
Governador de Minas critica “motivação política” em processo contra ex-presidente, mas condena taxação dos EUA
Carregando..