Brasil tem “obsessão pelo negativo” ao cobrar Judiciário, diz Barroso

Ministro declara que, mesmo prestando serviços relevantes à população, a Corte ainda é alvo de um “ressentimento” do país
Por: Brado Jornal 26.jul.2024 às 19h37 - Atualizado: 26.jul.2024 às 19h52
Brasil tem “obsessão pelo negativo” ao cobrar Judiciário, diz Barroso
Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Roberto Barroso, disse na 4ª feira (24.jul.2024) que o Brasil tem “obsessão pelo negativo” ao cobrar respostas do Judiciário. Deu a declaração ao receber a Ordem do Mérito Judiciário do TRE-AC (Tribunal Regional Eleitoral do Acre).

Segundo Barroso, o Poder vive “momentos de grande incompreensão” e “frequentemente é vítima de ataques injustos ou ataques de pessoas que não compreendem bem o seu papel ou, então, de uma certa maximização das falhas”.

“Há uma obsessão pelo negativo, pela criação de factóides de um Judiciário que, por ser independente e corajoso na defesa de muitos interesses importantes da sociedade e da democracia, se tornou alvo de todo tipo de ressentimento e da obsessão pelo negativo que infelizmente ainda domina o país”, declarou o ministro.

O presidente do Supremo declarou que “não há dia” em que não precise responder sobre gastos com segurança e que “a injustiça vai a ponto” de questionar viagens durante o recesso.

As declarações se referem a recentes episódios envolvendo ministros. A Corte defendeu que gastos com segurança para os integrantes se fez necessário “nos últimos anos” por causa da “agressividade” e “hostilidade” contra os magistrados.

Um dos casos se deu quando o STF pagou R$ 39.000 para que um segurança acompanhasse Dias Toffoli em diárias internacionais no Reino Unido, incluindo a ida à final da Champions League, em Londres (Inglaterra), a convite de um empresário.

Barroso disse ainda que o Judiciário tem “prestado serviços importantes ao país”, mas que, mesmo assim, é questionado sobre temas como as despesas com a segurança de magistrados ou viagens de férias. 

“Mas nós não nos abalamos porque nós servimos a causa materializada na Constituição e na legislação. Nós cumprimos a missão das nossas vidas e, por tanto, nem elogio e nem crítica nos desviam do caminho que escolhemos para”, disse.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Procuradoria solicita ao Supremo condenação de parlamentares do PL por corrupção em emendas
PGR busca punição de três deputados por crimes em esquema de desvios
Empresário suspeito de fraude em aposentadorias tem aparelho telefônico confiscado pela CPMI do INSS
Ação visa preservar provas em esquema bilionário de desvios no instituto previdenciário
STF rejeita tentativa de Renato Cariani de suspender processo por tráfico em São Paulo
Influenciador do setor fitness responde a acusações de associação para o tráfico, lavagem de capitais e tráfico de drogas na Justiça estadual
Moraes Suspende Investigação Sobre Moradores Que Transportaram Corpos Após Operação Policial No Rio
Decisão Do Stf Exige Paralisação Imediata Da Apuração Pela Polícia Civil E Relato Detalhado Em Dois Dias
Primeira Turma do STF inicia julgamento de acusados no núcleo 3 do plano golpista
Supremo analisa denúncia contra nove militares do Exército e um policial federal envolvidos na tentativa de golpe durante o governo Bolsonaro
Alterações no Projeto Antifacção preocupam PF e Judiciário por possível proteção a apurações de emendas
PF monitora com apreensão mudanças propostas pelo relator no PL Antifacção
Carregando..