Eleição na Venezuela tem 54,8% de participação, diz oposição

Estimativa levou em conta votações até às 17h, horário de Brasília, e corresponde a 11,7 milhões de eleitores; órgão eleitoral não divulgou dados
Por: Brado Jornal 28.jul.2024 às 19h34
Eleição na Venezuela tem 54,8% de participação, diz oposição
Venezuelanos participam de comício no período pré-eleitoral. — Foto: Isaac Urrutia/ Reuters

Segundo a coalização de partidos de oposição na Venezuela, 54,8% de venezuelanos aptos votaram até as 16h (17h no horário de Brasília) nas eleições no país neste domingo (28.jul.2024). O CNE (Conselho Nacional Eleitoral), órgão eleitoral sob o comando do governo, não divulgou dados até o momento. 

O número corresponde a 11,7 milhões de eleitores venezuelanos. Mais de 21 milhões de venezuelanos foram liberados a votar neste domingo (28.jul), segundo dados publicados em junho pelo CNE. O voto é facultativo, ou seja, não é obrigatório. Não há 2º turno. 

Sob críticas da comunidade internacional sobre suposta interferência do atual presidente, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unidos da Venezuela, esquerda), no pleito, os venezuelanos decidem o presidente que irá governar o país pelos próximos 6 anos. 

Maduro, que no poder desde 2013, concorre ao 3º mandato. Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitária Democrática, centro-direita) é o principal adversário do chavista, sob a oposição liderada por María Corina Machado. Ela foi impedida pela Justiça de participar do pleito.

As urnas de votação abriram às 7h (horário de Brasília) e fecharam às 19h.

No país, para ser eleito presidente é necessário conquistar a maioria dos votos válidos e não há limite de reeleição. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Venezuela planeja defesa com táticas de guerrilha e caos urbano contra possível invasão dos EUA
Forças armadas do país se preparam para resistência assimétrica em cenário de ataque americano
STF rejeita tentativa de Renato Cariani de suspender processo por tráfico em São Paulo
Influenciador do setor fitness responde a acusações de associação para o tráfico, lavagem de capitais e tráfico de drogas na Justiça estadual
Moraes Suspende Investigação Sobre Moradores Que Transportaram Corpos Após Operação Policial No Rio
Decisão Do Stf Exige Paralisação Imediata Da Apuração Pela Polícia Civil E Relato Detalhado Em Dois Dias
Empresário suspeito de fraude em aposentadorias tem aparelho telefônico confiscado pela CPMI do INSS
Ação visa preservar provas em esquema bilionário de desvios no instituto previdenciário
Primeira Turma do STF inicia julgamento de acusados no núcleo 3 do plano golpista
Supremo analisa denúncia contra nove militares do Exército e um policial federal envolvidos na tentativa de golpe durante o governo Bolsonaro
Alterações no Projeto Antifacção preocupam PF e Judiciário por possível proteção a apurações de emendas
PF monitora com apreensão mudanças propostas pelo relator no PL Antifacção
Carregando..