Lula sanciona projeto que cria o Dia Nacional do Funk

A proposta foi apresentada à Câmara dos Deputados em 2021.
Por: Brado Jornal 31.jul.2024 às 11h25
Lula sanciona projeto que cria o Dia Nacional do Funk
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) sancionou o projeto de lei proposto pelo então deputado e atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que cria o Dia Nacional do Funk. A proposta foi apresentada à Câmara dos Deputados em 2021.

A proposta nasceu após uma audiência pública realizada na Câmara, em que os participantes defenderam o dia 12 de julho como Dia do Funk. A escolha da data é uma homenagem ao “Baile da Pesada”, que aconteceu em 12 de julho de 1970, no Canecão, casa de shows que fica na Zona Sul do Rio de Janeiro.

“Sancionei hoje lei que cria o Dia Nacional do Funk (12 de julho). Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. Hoje, ganhamos medalha com nossas ginastas em Paris e o funk estava presente”,  escreveu o petista em publicação no Instagram.

“O funk é muito mais do que um gênero musical; é uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades. O funk é voz, é identidade, é resistência”, completou Lula.

No vídeo publicado na rede social, Lula aparece ao lado do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que disse que a sanção representa o “reconhecimento do Estado brasileiro por essa iniciativa cultural que gera muita valorização e emprego para a juventude”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Produtores do Baixio de Irecê cobram Jerônimo e Lula por falta de apoio após prejuízos na lavoura
Agricultores denunciam paralisia por ausência de irrigação e escoamento; Marinho Pereira critica promessas não cumpridas e pede recursos urgentes do governo federal e estadual para salvar a safra
Reconhecimento facial prende 18 foragidos no segundo dia de Carnaval em Salvador
Sistema da SSP-BA com mais de 2.500 câmeras identifica procurados por homicídio, tráfico, roubo e outros crimes nos circuitos; prisões ocorrem em portais de abordagem durante a folia de 13 de fevereiro
Kim Kataguiri diz que repasse a escola de samba que homenageia Lula deveria parar o país
Deputado critica R$ 1 milhão repassado à Acadêmicos de Niterói como escândalo eleitoral; afirma que AGU admitiu risco de condenação no TSE e cobra protestos massivos contra irregularidades no governo
Carregando..