Bolsonaro pede arquivamento de inquérito no caso das joias

Solicitação foi feita após decisão do TCU sobre Lula
Por: Brado Jornal 13.ago.2024 às 09h42
Bolsonaro pede arquivamento de inquérito no caso das joias
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que poupou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de devolver um relógio que ganhou no primeiro mandato (2003-2006) está sendo usada pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para pedir o arquivamento do inquérito das joias.

Os advogados afirmam que há “similitude fática” entre os casos.

"O aludido acórdão (do TCU), apesar de ter como referencial originário o concreto caso de recebimento de relógio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aplica-se a todo e qualquer Presidente da República", diz um trecho do pedido de arquivamento.

A representação foi enviada ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que conduz a investigação.

Bolsonaro é acusado pela Polícia Federal de desviar joias e relógios de luxo da Presidência avaliados em R$ 6,8 milhões.

A defesa do ex-presidente argumenta que, por “isonomia”, o TCU deve reconhecer que ele não cometeu irregularidade ao ficar com os presentes e que a mesma interpretação deve prevalecer tanto na esfera administrativa quanto na seara penal.

"A decisão administrativa que reconhece a licitude do comportamento – se isenta de vícios e cercada das formalidades legais – interfere diretamente na seara criminal, porque afasta a necessidade deste último controle, pelo princípio da subsidiariedade", seguem os advogados.

Lula se irritou com a decisão do TCU, lida por ele como uma estratégia para criar condições para a absolvição de Bolsonaro.

Os ministros do Tribunal de Contas decidiram, por maioria de votos, que a Corte não pode obrigar os presidentes a devolverem presentes recebidos no exercício do mandato até que o Congresso aprove uma lei específica que reconheça esses itens como bens públicos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
SEAP apreende cartilha com “leis do BDM” e arsenal artesanal no presídio de Irecê
Documento escrito à mão impunha regras rígidas a membros da facção Bonde do Maluco, incluindo dias específicos para masturbação e normas de limpeza; operação desarticula tentativa de “governo paralelo”
Brasil terá sua maior delegação da história nos Jogos Olímpicos de Inverno com 14 atletas
Equipe brasileira chega a Milão-Cortina 2026 com recorde de participantes; esquiadores, patinadores e snowboarders representam o país em busca de melhores resultados
Moraes pede que PF avalie se prisão domiciliar é melhor para Bolsonaro
Questionamentos da defesa buscam verificar riscos à saúde do ex-presidente no regime atual e se domiciliar seria alternativa mais adequada
Trump diz não se sentir mais obrigado a premiar apenas a paz em carta ao Comitê Nobel da Noruega
Presidente americano critica Nobel da Paz como “politicamente enviesado” e sugere que o prêmio deveria reconhecer “força, coragem e resultados reais”; carta foi enviada após anúncio do vencedor de 2025
Portugal terá segundo turno nas eleições presidenciais pela primeira vez em 40 anos
António José Seguro e André Ventura avançam para a decisão em 8 de fevereiro; Ventura obtém expressivo 23,5% e consolida avanço da direita
Deputado Nikolas Ferreira inicia caminhada pela justiça e liberdade até Brasília
Parlamentar anuncia ato simbólico para acordar o Brasil em meio a crises políticas e pedidos de anistia
Carregando..