Lula sugere segundo turno na Venezuela

Ideia foi apresentada por Celso Amorim
Por: Brado Jornal 14.ago.2024 às 08h39
Lula sugere segundo turno na Venezuela
Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera sugerir uma segunda eleição na Venezuela. A saída é discutida como alternativa para mitigar a crise entre o regime de Nicolás Maduro e a oposição, representada por Edmundo González. Até o momento, o governo brasileiro se ateve a exigir a divulgação das atas eleitorais, sem reconhecer o resultado chancelado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que reelegeu o ditador.

A informação foi confirmada pelo assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, em entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada nesta terça-feira. Segundo ele, porém, a ideia é apenas uma possibilidade, que nem foi discutida com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Andrés Manuel López Obrador.

Os três líderes e seus respectivos corpos diplomáticos trabalham para intermediar a crise entre Maduro e González e encontrar uma "solução negociada" para o conflito. Ambos se declararam vencedores no pleito, mas o atual presidente ampliou a repressão. Pelo menos 1.200 dissidentes já foram presos.

A sugestão de refazer a eleição foi ventilada pelo presidente Lula na reunião ministerial de quinta-feira passada. Ele disse ainda não ser possível reconhecer a vitória de Maduro sem a divulgação das atas e que o chavista não poderá reclamar se for chamado de ditador se não provar que venceu de forma limpa.

Segundo Amorim, a sugestão para um pedido de nova eleição foi sua, mas a proposta ainda não está madura. Ele comparou a medida a um segundo turno, e frisou que a ideia tem tração em outros atores internacionais. Porém, haveria uma nova leva de contrapartidas, como levantar sanções dos Estados Unidos e da Europa e permitir a participação de mais observadores internacionais.

Contudo, o próprio assessor especial admitiu que a proposta depende da aprovação tanto de Maduro quanto da oposição, o que pode se provar difícil. O fracasso da primeira tentativa de realizar eleições livres, os Acordos de Barbados, também aumenta o ceticismo em relação à ideia.

Lula deve discutir a possibilidade com Obrador e Petro em um telefonema ainda nesta semana. Havia expectativa no Planalto que a ligação ocorresse na segunda-feira, o que não se concretizou por dificuldades nas agendas dos três chefes de Estado. A linha de ação atual é que os presidentes conversem em momentos separados com Maduro e González para tentar contornar a crise.

Lula recebeu, nesta terça-feira, um telefonema do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, com quem conversou sobre a situação na Venezuela. Segundo comunicado emitido pelo Planalto, o canadense elogiou a posição brasileira na crise, especialmente o diálogo com ambas as partes envolvidas e os pedidos de transparência.

Já Lula disse que houve uma série de erros da comunidade internacional em relação à Venezuela, citando a imposição de sanções, especialmente pelos Estados Unidos e pela União Europeia, e o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente nos últimos anos. Sem base eleitoral, Guaidó se autodeclarou presidente.

Lula também comentou a respeito do diálogo entre Brasil, Colômbia e México para evitar o aprofundamento da crise na Venezuela. "O mais importante é mantermos a América do Sul livre de conflitos, com prosperidade e harmonia", sustentou. Ele convidou o premiê para participar da cúpula de líderes democráticos, que ocorre às margens da Assembleia-Geral da ONU em Nova York, em 24 de setembro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Entraves na aviação regional complicam acesso à COP30 em Belém
Aumento de 30% na oferta de voos para a capital paraense não evita preços elevados e múltiplas conexões para participantes do evento
Empresário suspeito de fraude em aposentadorias tem aparelho telefônico confiscado pela CPMI do INSS
Ação visa preservar provas em esquema bilionário de desvios no instituto previdenciário
Trump é respondido por Barbalho: “é melhor agir do que postar”
Governador do Pará rebate crítica de presidente americano à COP30 em Belém
STF rejeita tentativa de Renato Cariani de suspender processo por tráfico em São Paulo
Influenciador do setor fitness responde a acusações de associação para o tráfico, lavagem de capitais e tráfico de drogas na Justiça estadual
Conferência do clima da ONU inicia em Belém; entenda os desafios e as perspectivas para o combate às mudanças climáticas
Evento na Amazônia reúne milhares para definir ações concretas contra a crise ambiental global
Venezuela planeja defesa com táticas de guerrilha e caos urbano contra possível invasão dos EUA
Forças armadas do país se preparam para resistência assimétrica em cenário de ataque americano
Carregando..