Sem ordem judicial, PF pediu ao X informações sobre André Fernandes

Em ofício de 16 de março de 2023, o delegado Raphael Soares Astini solicitou dados de André Fernandes (PL-CE), investigado por incitação ao 8 de janeiro
Por: Brado Jornal 19.ago.2024 às 08h45
Sem ordem judicial, PF pediu ao X informações sobre André Fernandes
Reprodução/Instagram

A Polícia Federal solicitou ao X, em ofício de 16 de março de 2023, dados pessoais do deputado federal André Fernandes (PL-CE), investigado por incitação ao 8 de janeiro, sem uma ordem judicial, registrou a CNN Brasil.

Segundo a emissora, o documento pedia “nome, CPF, e-mail, endereços, terminais telefônicos utilizados e/ou cadastros, dados bancários e do cartão de crédito cadastrados e logs de criação, contendo IP, data, hora, fuso horário GMT/UTC e porta lógica da conta do usuário”.

Citando a lei 12.830/2013, que dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia, e o Marco Civil da Internet, o delegado Raphael Soares Astini deu dois dias para que a rede social respondesse.


O que respondeu o X?

Mencionando os artigos 10, 15, e 22 do Marco Civil da Internet, os advogados do X responderam, em ofício de 5 de abril de 2023, que as operadoras da rede social “estão impossibilitadas de fornecer os registros de acesso, até que seja proferida uma ordem judicial fundamentada e com indicação de período e descrição da utilidade, de forma a atender à exigência criada pelo legislador para o regular trâmite do procedimento de quebra de sigilo”.

“Não se trata de preciosismo formalista, mas unicamente de observação atinente à obrigação legal imposta à empresa no tratamento de dados de usuários”, acrescentaram.

O delegado Raphael Soares Astini descartou o pedido realizado após o X se negar fornecer as informações solicitadas, informou a CNN.


PGR contraria a PF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao STF o arquivamento de inquérito sobre o deputado André Fernandes em 10 de julho de 2023.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos afirmou não haver provas para justificar a manutenção da investigação.

Santos argumentou que Fernandes apenas “replicou” um conteúdo nas redes sociais “já conhecido por milhares”, o que “torna impossível conhecer o nível de influência da postura do investigado”.


X anuncia fim da operação no Brasil

O X anunciou no sábado, 17, o fim da operação no Brasil. Em comunicado, a plataforma afirmou que a decisão ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, “ameaçar” prender o representante legal do X no Brasil.

A plataforma também compartilhou na rede social a ordem de prisão da responsável pelo escritório do X no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais.

“Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.

Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato.

O serviço X continua disponível para a população do Brasil.

Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes.

Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Banco Central publica novas regras para exchanges de criptomoedas com foco em identificação de carteiras de autocustódia
Corretoras estrangeiras precisam deixar o país e bancos ganham aval para atuar no setor
Alterações no Projeto Antifacção preocupam PF e Judiciário por possível proteção a apurações de emendas
PF monitora com apreensão mudanças propostas pelo relator no PL Antifacção
Renúncia na BBC motiva defesa de ex-CEO sobre integridade jornalística
Ex-líderes da emissora britânica deixam cargos após edição controversa de fala de Trump
Moraes Suspende Investigação Sobre Moradores Que Transportaram Corpos Após Operação Policial No Rio
Decisão Do Stf Exige Paralisação Imediata Da Apuração Pela Polícia Civil E Relato Detalhado Em Dois Dias
Primeira Turma do STF inicia julgamento de acusados no núcleo 3 do plano golpista
Supremo analisa denúncia contra nove militares do Exército e um policial federal envolvidos na tentativa de golpe durante o governo Bolsonaro
Ex-presidente francês busca liberdade provisória em Paris após 20 dias de prisão
Tribunal avalia riscos de fuga e interferência em apelação de condenação por financiamento líbio
Carregando..