Laudo aponta que filho de Moraes agrediu empresário em aeroporto

Defesa do empresário Roberto Mantovani Filho diz que suposta agressão está visível nas imagens do aeroporto e pede que o caso seja julgado em tribunal de 1ª instância
Por: Brado Jornal 27.ago.2024 às 07h27
Laudo aponta que filho de Moraes agrediu empresário em aeroporto

Laudo pericial solicitado pela defesa do trio acusado de ter hostilizado o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma em julho de 2023 afirma que o filho do ministro, Alexandre Barci, é quem teria agredido o empresário Roberto Mantovani.

O advogado Ralph Tórtima solicitou um parecer técnico pericial  -ao qual o Poder360 teve acesso- ao laboratório de perícias Ricardo Molina de Figueiredo. Ralph é advogado do empresário Roberto Mantovani Filho, da mulher dele, Andreia Mantovani, e do genro, Alex Zanatta, trio acusado de hostilizar o ministro Alexandre de Moraes em Roma. 

O parecer, concedido à defesa na sexta-feira (23), diz que as imagens apresentadas no relatório da PF (Polícia Federal) prejudicaram a visualização de uma suposta agressão do filho do ministro. A informação foi divulgada pela revista digital Oeste.

As imagens não continham referenciais temporais (time codes) que permitem uma avaliação cronológica dos acontecimentos, segundo o laudo. Os peritos Mauricio Tadeu dos Santos e Ricardo Molina de Figueiredo dizem que houve uma “curiosa” falha na numeração desses frames, duplicando imagens e suprimindo a cena real do vídeo, que teria sido “omitida”.

Além disso, a qualidade dos frames disponibilizados no relatório não seriam compatíveis com a qualidade vista nos vídeos do aeroporto de Roma.

A suposta cena que teria sido suprimida mostraria um tapa na nuca dado por Barci contra Mantovani, antes da suposta “reação” do empresário de levantar o braço, atingindo o óculos do filho do ministro. A reação foi classificada no laudo como “instinto de defesa” e a acusação de agressão de Montovani Filho contra Barci, questionada.

Outra inconsistência para os peritos é que as imagens usadas para sustentar a denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República) por calúnia em 16 de julho de 2024 não têm áudio. 

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, tomou a decisão de denunciar o trio baseado no relatório da PF e nas “expressões corporais” que indicariam as supostas ofensas ao ministro.

Os peritos solicitados pela defesa concluíram que houve “erros e discrepâncias” nas descrições contidas no relatório da PF, classificado por eles como “uma mera ilustração de uma narrativa baseada nos depoimentos de Alexandre de Moraes e seus familiares”, e não uma análise técnica, objetiva e isenta da realidade dos fatos.

Acrescentou que qualquer dúvida existente pode ser dirimida se forem disponibilizados os vídeos para os peritos da defesa. À defesa da família foi concedido 15 dias para se manifestar sobre a denúncia da procuradoria em 6 de agosto. 


ACESSO À MÍDIA

Outro ponto questionado foi exatamente as negativas de “acesso direto” aos arquivos de vídeo disponibilizados pelas autoridades italianas. 

O documento afirma que a negativa de acesso à cópia ou, ao menos, a disponibilização de capturas de frames de relevância pericial é uma situação “totalmente inédita”. 

Se tratando de arquivos digitais, o processo de “copiagem” em nada alteraria as características originais, além de que seria um procedimento padrão da PF na realização de perícias, segundo o laudo. O ministro Dias Toffoli (relator) negou cópia do vídeo à defesa do trio que teria hostilizado Moraes em outubro de 2023. 

À defesa foi concedida permissão para acessar as imagens só nas dependências do STF. Reiterados pedidos de acesso à cópia dessas imagens foram feitos pelo advogado Ralph Tórtima desde a decisão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes pede que PF avalie se prisão domiciliar é melhor para Bolsonaro
Questionamentos da defesa buscam verificar riscos à saúde do ex-presidente no regime atual e se domiciliar seria alternativa mais adequada
Deputados recorrem de condenação por rojão em campanha
Fabíola Mansur e Bacelar contestam sentença que os obrigou a pagar R$ 30 mil por danos morais a mãe e bebê atingidos durante ato político
Autoridades se despedem do deputado Alan Sanches em missa na Assembleia Legislativa da Bahia
Governador Jerônimo Rodrigues, prefeito Bruno Reis e outros líderes políticos prestam homenagens ao parlamentar falecido aos 58 anos; velório restrito à família e sepultamento marcado para o Cemitério Jardim da Saudade
Roberta Roma participa da Lavagem do Bonfim com vestido de luxo da Dolce & Gabbana avaliado em cerca de R$ 16 mil
Deputada federal marcou presença na tradicional festa baiana usando modelo da coleção Majolica
Ratinho Júnior avança na corrida presidencial sem Tarcísio
Governador do Paraná encomenda pesquisas e ganha apoio para candidatura em 2026
Deputado Nikolas Ferreira inicia caminhada pela justiça e liberdade até Brasília
Parlamentar anuncia ato simbólico para acordar o Brasil em meio a crises políticas e pedidos de anistia
Carregando..