Após repercussão negativa, Boulos exclui vídeo de Hino com linguagem neutra

Campanha disse que não autorizou a alteração
Por: Brado Jornal 28.ago.2024 às 08h10
Após repercussão negativa, Boulos exclui vídeo de Hino com linguagem neutra

O candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) apagou o vídeo em que aparecia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cantando o Hino Nacional em linguagem neutra. A gravação era de um comício no último sábado (24) em que a intérprete cantou “verás que es filhes teus não fogem à luta”, em vez de “os filhos”, conforme a versão tradicional.

O evento ocorreu na capital paulista e foi transmitido no canal do YouTube do candidato. Em outro trecho, a cantora entoou “des filhes deste solo és mãe gentil”, em vez de “dos filhos deste solo és mãe gentil”. O vídeo foi tirado do ar na manhã desta terça-feira (27) após a repercussão negativa nas redes sociais.

A linguagem neutra é uma proposta de inclusão de pronomes e flexões nominais com gênero neutro no idioma português, com o objetivo de evitar a exclusão de pessoas com base na identidade de gênero ou outros aspectos de identidade.

Os defensores da linguagem neutra argumentam que os dois pronomes definidos de gênero presentes na língua portuguesa — “o” e “a”, para homens e mulheres, respectivamente —, não atendem a todas as pessoas falantes do idioma. Por isso, propõe a utilização da terminação “e” para palavras ambivalentes ou sem gênero intrínseco, além da inclusão da vogal como pronome definido de gênero neutro.

Também defendem que a flexão masculina do plural, com “filhos”, não serve para generalizar pessoas masculinas, femininas e de outros gêneros. Mas, somente, masculinas, o que levaria a necessidade do sufixo “e” para incluir todos os indivíduos a despeito de como se identificam.

Segundo a Lei nº 5.700 de 1971, “em qualquer hipótese, o hino nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”. A norma determina que não haja alterações na letra ou na melodia do hino nem a “execução de quaisquer arranjos vocais do hino nacional”, sob pena de multa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PL rompe com Ibaneis Rocha e protocola pedido de CPI para investigar envolvimento do BRB no Caso Master
Partido Liberal cita gestão temerária e influência política externa no banco estatal do DF, marcando rompimento com governador em meio a disputa por vagas no Senado
Lula defende fortalecimento da defesa para evitar invasões
Presidente alerta para risco de ocupação externa e propõe parceria industrial com África do Sul para independência em equipamentos militares
Coronel pode migrar para o Podemos e enfraquecer base de Jerônimo
Família política avalia mudança de sigla para reeleição e arrasta parlamentares, deixando PT com menos aliados na Bahia
Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes no STF
Fábio Shor, que liderou investigação sobre trama golpista, agora integra gabinete do ministro no Supremo
Jerônimo nega acordo com PSD para vice e fala apenas em conversa com Otto Alencar
Governador baiano descarta compromisso firmado e pede cautela nas declarações sobre composição da chapa
Carregando..