"Democracia tem dívida de gratidão com Moraes” diz Alckimin sobre bloqueio do X

O vice-presidente afirmou também que Moraes “salvou” a democracia brasileira
Por: Brado Jornal 02.set.2024 às 08h24
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) voltou a defender seu ex-secretário de Segurança Pública no governo de São Paulo e ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes em entrevista publicada pela Folha de S.Paulo nesta segunda-feira, 2.

Além de atuar “fora do rito” para avançar o inquérito das fake news no STF, escândalo batizado por O Antagonista de Vaza Toga, Moraes ordenou na sexta, 30, a suspensão “imediata, completa e integral” da rede social X, do bilionário Elon Musk, no Brasil.

Questionado sobre a decisão monocrática que bloqueou o X, do bilionário Elon Musk, Alckmin disse acreditar que a sentença não abrirá um precedente contra a liberdade de expressão.

“Entendo que não. O ‘x’ da questão é que o Elon Musk precisa cumprir a lei. Não é porque é bilionário que não precisa cumprir a lei. A lei é civilizatória, estabelece regra para todos, bilionário, não bilionário. O que precisa é cumprir a legislação brasileira.”

Para Alckmin, o bloqueio do X “não impacta em nada” a imagem do país no exterior.

“Só mostra que o Brasil é um país democrático e isso é importante para investimento, porque é nas democracias que você tem segurança jurídica. Aliás, o Brasil, no ano passado, foi o segundo receptor de investimentos no mundo.”

“Dívida de gratidão” com Moraes

Alckmin afirmou também que Moraes “salvou” a democracia brasileira, que tem uma “dívida de gratidão” com o ministro do STF.

“Como ministro da Suprema Corte e presidindo o Tribunal Superior Eleitoral, enfrentou [os ataques às urnas eletrônicas]. É inacreditável questionar a urna eletrônica. Você tem um filho eleito vereador, o outro filho eleito deputado federal, o outro filho eleito senador, o pai eleito presidente da República, e a urna eletrônica não vale mais? É o contrário. Entendo que a democracia brasileira tem uma dívida de gratidão com o Poder Judiciário, especialmente com o ministro Alexandre de Moraes.“



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado Nikolas Ferreira inicia caminhada pela justiça e liberdade até Brasília
Parlamentar anuncia ato simbólico para acordar o Brasil em meio a crises políticas e pedidos de anistia
Ratinho Júnior avança na corrida presidencial sem Tarcísio
Governador do Paraná encomenda pesquisas e ganha apoio para candidatura em 2026
Canadá avalia envio de tropas à Groenlândia para exercícios da OTAN em meio a tensões com os EUA
Governo de Mark Carney considera pequeno contingente militar para reforçar solidariedade com a Dinamarca; decisão pode sair ainda esta semana e contraria ameaças tarifárias de Trump
Autoridades se despedem do deputado Alan Sanches em missa na Assembleia Legislativa da Bahia
Governador Jerônimo Rodrigues, prefeito Bruno Reis e outros líderes políticos prestam homenagens ao parlamentar falecido aos 58 anos; velório restrito à família e sepultamento marcado para o Cemitério Jardim da Saudade
Inscrições abertas para o Minha Casa, Minha Vida em Salvador; 720 famílias serão contempladas
Prazo para cadastro ou atualização termina às 23h59 de quarta-feira (21); seleção ocorre dia 23 de janeiro nos empreendimentos de Areia Branca
O presidente Lula avalia convite para conselho de paz em Gaza proposto por Trump
Para ter mandato permanente no órgão, seria necessária contribuição de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,37 bilhões), conforme estatuto; brasileiro ainda não decidiu sobre adesão
Carregando..