“No Brasil, ordem judicial se cumpre”, diz ministro das comunicações sobre Musk

Juscelino Filho também declarou que 'ricaço de fora do país não vai afrontar o Brasil'
Por: Brado Jornal 04.set.2024 às 11h10
“No Brasil, ordem judicial se cumpre”, diz ministro das comunicações sobre Musk
Reprodução/YouTube

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse nesta quarta-feira (4) que, “no Brasil, ordem judicial se cumpre”. A declaração é em referência à suspensão da rede social X (ex-Twitter), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, na última sexta-feira (30). A princípio, a ordem foi descumprida pela operadora de internet via satélite Starlink. A assim como o X, a empresa também pertence a Elon Musk.

“Nós temos a Constituição federal, nós temos leis às quais todos os brasileiros estão submetidos. E não é um estrangeiro, seja ele quem for, que nós vamos admitir que venha afrontar o nosso país”, disse o ministro durante participação no programa “Bom dia, ministro”, do CanalGov.

O “estrangeiro” a quem Juscelino se referiu, sem citar nome, é o bilionário Elon Musk. Segundo o ministro, além de descumprir a decisão judicial, Musk “chega ao ponto de provocar, de afrontar” a soberania nacional. Por isso, “merece toda repulsa da população brasileira e do governo do país”.

Ele continuou: “nós temos uma soberania nacional, nós temos uma democracia, nós temos os Poderes, nós temos a legislação, nós temos a Constituição, que é obedecida por todos. E não é um sujeito com maior poderio econômico, não é um ricaço de fora do país que vai querer afrontar o Brasil dessa forma. Nós não vamos admitir isso jamais.”

Juscelino destacou que o Ministério das Comunicações e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estão trabalhando para garantir que todas as operadoras de internet cumpram a decisão de Moraes e bloqueiem o acesso ao X, sob pena de multa e cassação da outorga de prestação do serviço no país.

Questionado sobre uma eventual suspensão da operação da Starlink no Brasil, Juscelino destacou que o governo sabe “da importância dessa provedora satelital para a região da Amazônia, como várias outras”. Porém, ponderou que a Starlink é contratada, majoritariamente, para uso pessoal, e que a contratação institucional –para uso em escolas e órgãos públicos, por exemplo– “é mínima”.

“A gente sabe que alguns milhares de brasileiros usam esse serviço, mas, naturalmente, a gente não pode pôr isso à frente do respeito ao Brasil, da soberania nacional e das decisões judiciais que têm que ser cumpridas”, disse, citando a possibilidade do uso da internet oferecida pela Telebras.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alexandre Ramagem é detido por autoridades migratórias nos Estados Unidos
Ex-deputado cassado é preso pelo ICE em Orlando por questões migratórias enquanto estava foragido da Justiça brasileira.
Renan Santos lota evento para lançamento de pré-candidatos no Maranhão
Pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Missão realiza ato em Imperatriz com grande público presente
Ronaldo Caiado deixa governo de Goiás com ao menos 10 parentes em cargos
Ex-governador afirma que todas as nomeações seguem a lei e foram aprovadas pela Procuradoria-Geral do Estado.
Irã relata 942 escolas atingidas por ataques
Dezoito unidades de ensino foram totalmente destruídas em meio ao conflito com Estados Unidos e Israel
Deputado federal Amom Mandel protocola PEC para transformar vereadores de cidades pequenas em conselheiros sem salário fixo
Proposta prevê que vereadores de municípios com até 30 mil habitantes recebam apenas ajuda de custo por sessão, sem remuneração mensal fixa
Carregando..