“No Brasil, ordem judicial se cumpre”, diz ministro das comunicações sobre Musk

Juscelino Filho também declarou que 'ricaço de fora do país não vai afrontar o Brasil'
Por: Brado Jornal 04.set.2024 às 11h10
“No Brasil, ordem judicial se cumpre”, diz ministro das comunicações sobre Musk
Reprodução/YouTube

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse nesta quarta-feira (4) que, “no Brasil, ordem judicial se cumpre”. A declaração é em referência à suspensão da rede social X (ex-Twitter), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, na última sexta-feira (30). A princípio, a ordem foi descumprida pela operadora de internet via satélite Starlink. A assim como o X, a empresa também pertence a Elon Musk.

“Nós temos a Constituição federal, nós temos leis às quais todos os brasileiros estão submetidos. E não é um estrangeiro, seja ele quem for, que nós vamos admitir que venha afrontar o nosso país”, disse o ministro durante participação no programa “Bom dia, ministro”, do CanalGov.

O “estrangeiro” a quem Juscelino se referiu, sem citar nome, é o bilionário Elon Musk. Segundo o ministro, além de descumprir a decisão judicial, Musk “chega ao ponto de provocar, de afrontar” a soberania nacional. Por isso, “merece toda repulsa da população brasileira e do governo do país”.

Ele continuou: “nós temos uma soberania nacional, nós temos uma democracia, nós temos os Poderes, nós temos a legislação, nós temos a Constituição, que é obedecida por todos. E não é um sujeito com maior poderio econômico, não é um ricaço de fora do país que vai querer afrontar o Brasil dessa forma. Nós não vamos admitir isso jamais.”

Juscelino destacou que o Ministério das Comunicações e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estão trabalhando para garantir que todas as operadoras de internet cumpram a decisão de Moraes e bloqueiem o acesso ao X, sob pena de multa e cassação da outorga de prestação do serviço no país.

Questionado sobre uma eventual suspensão da operação da Starlink no Brasil, Juscelino destacou que o governo sabe “da importância dessa provedora satelital para a região da Amazônia, como várias outras”. Porém, ponderou que a Starlink é contratada, majoritariamente, para uso pessoal, e que a contratação institucional –para uso em escolas e órgãos públicos, por exemplo– “é mínima”.

“A gente sabe que alguns milhares de brasileiros usam esse serviço, mas, naturalmente, a gente não pode pôr isso à frente do respeito ao Brasil, da soberania nacional e das decisões judiciais que têm que ser cumpridas”, disse, citando a possibilidade do uso da internet oferecida pela Telebras.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo Rodrigues libera R$ 80 milhões à Sufotur às vésperas do São João
Governo baiano publica decreto de crédito suplementar enquanto persistem críticas sobre valores pagos a artistas e relatos de cachês atrasados de edições anteriores.
Defesa de Jair Bolsonaro informa STF sobre inativação de arma por equipe de segurança
Advogados explicam que medida foi adotada sem conhecimento do ex-presidente devido a efeitos de medicamentos psiquiátricos
Investigação da PF apura pagamento de despesas de luxo por banqueiro a senador
PF suspeita que Daniel Vorcaro arcou com R$ 1,8 milhão em gastos de Ciro Nogueira e esposa em estação de esqui francesa
Bruno Reis antecipa pagamento de servidores municipais para o São João
Prefeito de Salvador libera salários no dia 19 de junho e concede ponto facultativo em 22 e 23; governador Jerônimo Rodrigues libera apenas folga nos mesmos dias para funcionários estaduais.
Ministros aguardam que Jaques Wagner deixe a liderança do governo
Lula ainda não definiu o futuro do senador petista no cargo após operação da PF
Greve nacional de garis e margaridas é confirmada para 22 de junho e deve atingir Salvador
Paralisação por tempo indeterminado pressiona Senado pela votação do PL 4.146/2020, que prevê piso salarial nacional e direitos trabalhistas para trabalhadores da limpeza urbana
Carregando..