Nunes Marques diz que suspensão do X deve ir ao plenário do STF

Ministro diz que que cabe ao STF “atuar com prudência” no caso; o bloqueio do X segue mantido no Brasil
Por: Brado Jornal 05.set.2024 às 15h37
Nunes Marques diz que suspensão do X deve ir ao plenário do STF
O membro da Corte é o relator de uma ação do partido Novo que pede que a rede social volte a funcionar no Brasil | Bnews - Divulgação Gustavo Moreno / STF

O ministro Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou nesta 5ª feira (5.set.2024) que vai levar as ações contra a decisão de Alexandre de Moraes de suspender o X (antigo Twitter), apresentadas pelo partido Novo e pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), direto para o plenário da Corte.

A declaração foi feita em despacho no qual solicitou as manifestações da PGR (Procuradoria Geral da República) e da AGU (Advocacia Geral da União) sobre o caso. No texto, o ministro afirma que o tema é “sensível” e que cabe ao Supremo “atuar com prudência”. A suspensão do X foi determinada por Alexandre de Moraes na 6ª feira (30.ago).

“A controvérsia constitucional veiculada nesta arguição é sensível e dotada de especial repercussão para a ordem pública e social, de modo que reputo pertinente submetê-la à apreciação e ao pronunciamento do Plenário do Supremo Tribunal Federal”, declarou o ministro na peça.

E acrescentou: “Tendo em vista a natureza da pretensão articulada e a envergadura os preceitos fundamentais apontados como parâmetro de controle, compete a esta Corte atuar com prudência, a partir das manifestações das autoridades previstas na legislação que rege o processo constitucional”.

Apesar de Nunes Marques mencionar que “reputa” enviar o caso ao plenário, a assessoria do STF informou, logo depois, que o ministro quis dizer que “ao final a decisão definitiva deve ser do colegiado”. “Isso não impede, porém, que haja eventual decisão monocrática antes e que o ministro tenha indicado algum tipo de prazo para isso”.

O magistrado deu o prazo protocolar de 5 dias para que a PGR e a AGU deem seus posicionamentos.

A decisão de manter a plataforma fora do ar foi aprovada por unanimidade pela 1ª Turma do Supremo na 2ª feira (2.set), mas o Novo e a OAB apresentaram ações referentes ao caso contestando a suspensão do X.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Michelle Bolsonaro critica enfraquecimento do Legislativo após anulação de votação pela Justiça
Anulação de decisão da Câmara expõe tensões entre poderes em caso de deputada condenada
Operação da PF mira emendas parlamentares e atinge assessora ligada à presidência da Câmara
Arthur Lira afirmou que não existe qualquer desvio de recursos e que Tuca é servidora da Câmara vinculada à presidência da instituição.
Governador indica deputado petista para vaga no TCE da Bahia
A nomeação de Josias Gomes preenche a lacuna deixada pelo falecimento do conselheiro Pedro Lino.
Heloísa Helena assume vaga de Glauber Braga na Câmara por seis meses
Enfermeira e ex-senadora alagoana retorna à política nacional após quase 20 anos, impulsionada por federação entre PSOL e Rede
Isolamento no poder: Hugo Motta enfrenta críticas nos Três Poderes e perde confiança de aliados
Crise de liderança: Decisões polêmicas na Câmara geram reprovação no Executivo, STF e entre deputados
Contrato de R$ 129 milhões e voo com advogado: os laços do Banco Master com o STF
PF localiza acordo com escritório da esposa de Alexandre de Moraes e ministro Toffoli viaja em jato com defensor de executivo do banco
Carregando..