PGR pede que PF avalie explicações do X após investigados burlarem bloqueios judiciais na rede

A solicitação foi feita no âmbito de uma investigação que apura se os usuários, cujas contas foram suspensas por decisão judicial, conseguiram contornar as restrições impostas
Por: Brado Jornal 06.set.2024 às 07h22
PGR pede que PF avalie explicações do X após investigados burlarem bloqueios judiciais na rede
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou nesta quinta-feira (5) que a Polícia Federal (PF) conduza uma perícia para verificar a veracidade das informações fornecidas pela plataforma X sobre o bloqueio de perfis de investigados. A solicitação foi feita no âmbito de uma investigação que apura se os usuários, cujas contas foram suspensas por decisão judicial, conseguiram contornar as restrições impostas.

Em abril, a PF havia informado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que, embora as contas de certos investigados tivessem sido suspensas, a plataforma permitiu que eles realizassem transmissões ao vivo por meio do recurso de áudio, o Spaces.

O pedido de perícia foi feito pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, no inquérito instaurado após declarações de Elon Musk, proprietário do X, de que não acataria ordens judiciais brasileiras. 

“O procurador-geral da República vem, à presença de Vossa Excelência, em atenção à decisão proferida em 18 de julho de 2024, requerer o envio dos autos à autoridade policial, para que o setor pericial competente possa examinar os esclarecimentos prestados pela plataforma X e avaliar sua verossimilhança”, escreveu Gonet.

A Polícia Federal identificou ao menos seis perfis no Brasil que, mesmo após serem bloqueados judicialmente, conseguiram usar o recurso de transmissão ao vivo e continuar interagindo com outros usuários da plataforma. Entre os investigados estão os jornalistas Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio e Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, além do senador Marcos do Val, o comentarista Rodrigo Constantino e o canal Terça Livre.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Conta de luz segue com taxa extra em setembro
Bandeira amarela permanece pelo quinto mês e adiciona R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos
Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
Discussão ocorreu após Moraes saber que colega pediu à PF aprofundar investigação sobre conversas com Vorcaro
Moraes manda destruir ou doar armas de Bolsonaro apreendidas pela PF
Dez armas do ex-presidente devem ir ao Exército; medida não vale para peça recolhida em junho
Meta tira do ar perfis de Renan Santos após decisão de Toffoli
Facebook, Instagram, TikTok e YouTube suspendem contas não informadas no prazo ao TSE
Toffoli recua e restabelece campanha de Renan Santos
Ministro do TSE libera chapa do Missão após ter suspenso propaganda por atraso no cadastro de redes
Mendonça envia à PGR mensagem em que Vorcaro pede proteção de Gonet e da PF
Ministro do STF pede manifestação em cinco dias; suspeita é de que o texto tenha sido mandado a Moraes
Carregando..