PGR pede que PF avalie explicações do X após investigados burlarem bloqueios judiciais na rede

A solicitação foi feita no âmbito de uma investigação que apura se os usuários, cujas contas foram suspensas por decisão judicial, conseguiram contornar as restrições impostas
Por: Brado Jornal 06.set.2024 às 07h22
PGR pede que PF avalie explicações do X após investigados burlarem bloqueios judiciais na rede
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou nesta quinta-feira (5) que a Polícia Federal (PF) conduza uma perícia para verificar a veracidade das informações fornecidas pela plataforma X sobre o bloqueio de perfis de investigados. A solicitação foi feita no âmbito de uma investigação que apura se os usuários, cujas contas foram suspensas por decisão judicial, conseguiram contornar as restrições impostas.

Em abril, a PF havia informado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que, embora as contas de certos investigados tivessem sido suspensas, a plataforma permitiu que eles realizassem transmissões ao vivo por meio do recurso de áudio, o Spaces.

O pedido de perícia foi feito pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, no inquérito instaurado após declarações de Elon Musk, proprietário do X, de que não acataria ordens judiciais brasileiras. 

“O procurador-geral da República vem, à presença de Vossa Excelência, em atenção à decisão proferida em 18 de julho de 2024, requerer o envio dos autos à autoridade policial, para que o setor pericial competente possa examinar os esclarecimentos prestados pela plataforma X e avaliar sua verossimilhança”, escreveu Gonet.

A Polícia Federal identificou ao menos seis perfis no Brasil que, mesmo após serem bloqueados judicialmente, conseguiram usar o recurso de transmissão ao vivo e continuar interagindo com outros usuários da plataforma. Entre os investigados estão os jornalistas Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio e Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, além do senador Marcos do Val, o comentarista Rodrigo Constantino e o canal Terça Livre.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes libera julgamento de Eduardo Bolsonaro por suposta coação
Ministro pede a Flávio Dino que Primeira Turma do STF marque data para analisar acusação de articulação de sanções nos EUA contra autoridades brasileiras
Lula convoca ministros para alinhar resposta às tarifas americanas
Presidente reúne nova equipe no Planalto em meio a três frentes de atrito com os Estados Unidos.
ACM Neto propõe acabar com cobrança de esgoto para quem não tem rede
Pré-candidato ao governo da Bahia promete medida no primeiro dia de mandato e critica atuação da Embasa durante evento em Jacobina
Revelação em delação rejeitada expõe novo acordo milionário ligado à esposa de Moraes
Banqueiro propôs garantir R$ 50 milhões extras por meio de empresa associada, mas o documento não foi assinado, segundo fontes
Carlos Muniz classifica voto em Lula como decisão pessoal
Presidente da Câmara de Salvador reforça preferência pelo petista em eventual disputa com Flávio Bolsonaro, mas deixa aberta possibilidade de mudança
Vorcaro cita pedido de Flávio Bolsonaro para filme sobre o pai em nova delação
Ex-banqueiro detalhou repasses de R$ 60 milhões para a produção de “Dark Horse” e as cobranças do senador
Carregando..