PGR pede que PF avalie explicações do X após investigados burlarem bloqueios judiciais na rede

A solicitação foi feita no âmbito de uma investigação que apura se os usuários, cujas contas foram suspensas por decisão judicial, conseguiram contornar as restrições impostas
Por: Brado Jornal 06.set.2024 às 07h22
PGR pede que PF avalie explicações do X após investigados burlarem bloqueios judiciais na rede
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou nesta quinta-feira (5) que a Polícia Federal (PF) conduza uma perícia para verificar a veracidade das informações fornecidas pela plataforma X sobre o bloqueio de perfis de investigados. A solicitação foi feita no âmbito de uma investigação que apura se os usuários, cujas contas foram suspensas por decisão judicial, conseguiram contornar as restrições impostas.

Em abril, a PF havia informado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que, embora as contas de certos investigados tivessem sido suspensas, a plataforma permitiu que eles realizassem transmissões ao vivo por meio do recurso de áudio, o Spaces.

O pedido de perícia foi feito pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, no inquérito instaurado após declarações de Elon Musk, proprietário do X, de que não acataria ordens judiciais brasileiras. 

“O procurador-geral da República vem, à presença de Vossa Excelência, em atenção à decisão proferida em 18 de julho de 2024, requerer o envio dos autos à autoridade policial, para que o setor pericial competente possa examinar os esclarecimentos prestados pela plataforma X e avaliar sua verossimilhança”, escreveu Gonet.

A Polícia Federal identificou ao menos seis perfis no Brasil que, mesmo após serem bloqueados judicialmente, conseguiram usar o recurso de transmissão ao vivo e continuar interagindo com outros usuários da plataforma. Entre os investigados estão os jornalistas Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio e Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, além do senador Marcos do Val, o comentarista Rodrigo Constantino e o canal Terça Livre.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Recuo de Alcolumbre no Senado veio após manobras políticas de Lula em defesa de Messias
Governo federal adia sabatina e ganha fôlego para articulação pela vaga no STF
Governo federal critica relatório e planeja nova proposta para jornada de 40 horas
Reunião define posição unificada contra manutenção da escala 6x1
Obra do Hospital Regional de Alagoinhas avança, mas relação do prefeito com empresa contratada reacende suspeitas
O foco das críticas recai sobre a participação da QG Construções, uma das empresas responsáveis pelo empreendimento, e seu vínculo familiar com o atual prefeito, Gustavo Carmo.
O embate de Michelle: a jogada que abala a família Bolsonaro
Disputa interna no PL expõe tensões entre ex-primeira-dama e herdeiros do ex-presidente pelo controle de alianças eleitorais
Carregando..