MPT instaura inquérito para investigar Silvio Almeida

Entre as alegações, uma das vítimas de assédio sexual do ex-ministro de Lula seria a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial
Por: Brado Jornal 11.set.2024 às 07h07
MPT instaura inquérito para investigar Silvio Almeida
José Cruz/Agência Brasil

O Ministério Público do Trabalho (MPT) iniciou um inquérito civil para apurar as denúncias de assédio sexual que envolvem o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. As acusações foram reveladas pela organização “Me Too Brasil”, que defende vítimas de violência sexual. Segundo a ONG, as denúncias foram autorizadas pelas supostas vítimas a serem divulgadas à imprensa, mas suas identidades permanecem em sigilo.

De acordo com as informações divulgadas, os episódios de assédio teriam ocorrido no ano passado. Entre as alegações, uma das vítimas mencionadas seria a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial. As vítimas, que preferem o anonimato, enfrentaram dificuldades para obter apoio institucional para corroborar suas denúncias, conforme relatado pela ONG.

Silvio Almeida negou as acusações em uma nota oficial, classificando-as como uma perseguição política. Em resposta às alegações, o governo federal, através da Comissão de Ética da Presidência da República, iniciou um procedimento de apuração, e o Palácio do Planalto emitiu uma nota reconhecendo a seriedade das acusações.

O MPT conduzirá investigações para determinar se houve violações trabalhistas e de assédio, o que pode levar a sanções.

Os advogados de Almeida afirmaram no dia de sua demissão que o ex-ministro está comprometido em não silenciar ou invisibilizar vítimas de violência, mantendo sua defesa pelos direitos humanos. A defesa também destacou a intenção de reforçar os mecanismos de proteção e acolhimento às mulheres e defendeu total transparência nas investigações sobre as denúncias.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump é respondido por Barbalho: “é melhor agir do que postar”
Governador do Pará rebate crítica de presidente americano à COP30 em Belém
Wagner Moura alerta para avanço da direita em 2026 durante visita a Portugal
Homenageado no festival de cinema de Lisboa, ator comenta polarização política e elogia Lula em entrevista
Lula abre COP30 com críticas a Trump e big techs e defende fundo de US$ 5,5 bilhões para florestas
O presidente também condenou a propagação de desinformação pelas plataformas digitais, acusando negacionistas de “dominar algoritmos, espalhar ódio e minar a ciência, as universidades e as instituições democráticas”.
Entraves na aviação regional complicam acesso à COP30 em Belém
Aumento de 30% na oferta de voos para a capital paraense não evita preços elevados e múltiplas conexões para participantes do evento
Conferência do clima da ONU inicia em Belém; entenda os desafios e as perspectivas para o combate às mudanças climáticas
Evento na Amazônia reúne milhares para definir ações concretas contra a crise ambiental global
Carregando..