Eleições SP: nova pesquisa mostra Marçal, Nunes e Boulos tecnicamente empatados

O atual prefeito lidera com 24% das intenções de voto, seguido de perto pelo empresário Pablo Marçal (PRTB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), ambos com 22%
Por: Brado Jornal 16.set.2024 às 10h30
Eleições SP: nova pesquisa mostra Marçal, Nunes e Boulos tecnicamente empatados

A nova pesquisa Real Time Big Data, divulgada na manhã desta segunda-feira (16), mostra um empate técnico entre os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidera com 24% das intenções de voto, seguido de perto pelo empresário Pablo Marçal (PRTB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), ambos com 22%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

O levantamento, encomendado pela Record e registrado no TSE sob o número SP – 08428/2024, ouviu 1.500 pessoas entre os dias 13 e 14 de setembro, com um nível de confiança de 95%. Após os três primeiros colocados, aparecem Tabata Amaral (PSB), com 9%; Datena, com 6%; e Marina Helena (Novo), com 3%. Votos nulos e brancos somam 6%, enquanto 7% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, Marçal e Nunes seguem empatados com 15%, e Boulos aparece com 14%. Entre os três, Pablo Marçal foi o que mais cresceu desde o primeiro levantamento, realizado em 2 de julho, quando tinha 14% das intenções de voto. Agora, ele registra 22%. Já Ricardo Nunes foi o destaque no último mês, subindo de 20% em 3 de setembro para os atuais 24%. Boulos, que começou com 29% na primeira pesquisa, caiu para 20% no segundo levantamento, mas recuperou parte do apoio e agora soma 22%.

Em uma simulação de segundo turno entre Marçal e Boulos, o candidato do PSOL aparece à frente com 39%, enquanto o empresário tem 38%. Entre Nunes e Marçal, o atual prefeito venceria com 42%, contra 32% do concorrente. Se o embate fosse entre Nunes e Boulos, o prefeito também sairia vitorioso, com 47% das intenções de voto contra 34% de Boulos.

O índice de rejeição dos candidatos também foi avaliado. Datena é o mais rejeitado, com 55% dos eleitores dizendo que não votariam nele de forma alguma. Boulos tem 51% de rejeição, seguido por Pablo Marçal com 50%, e Ricardo Nunes, com 36%.

A pesquisa também analisou a avaliação dos governos municipal, estadual e federal. A gestão de Ricardo Nunes é aprovada por 53% dos entrevistados, enquanto 43% desaprovam. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 56% de aprovação e 37% de desaprovação. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 44% e desaprovado por 49%.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula abre COP30 com críticas a Trump e big techs e defende fundo de US$ 5,5 bilhões para florestas
O presidente também condenou a propagação de desinformação pelas plataformas digitais, acusando negacionistas de “dominar algoritmos, espalhar ódio e minar a ciência, as universidades e as instituições democráticas”.
Conferência do clima da ONU inicia em Belém; entenda os desafios e as perspectivas para o combate às mudanças climáticas
Evento na Amazônia reúne milhares para definir ações concretas contra a crise ambiental global
Trump é respondido por Barbalho: “é melhor agir do que postar”
Governador do Pará rebate crítica de presidente americano à COP30 em Belém
Entraves na aviação regional complicam acesso à COP30 em Belém
Aumento de 30% na oferta de voos para a capital paraense não evita preços elevados e múltiplas conexões para participantes do evento
Banco Central publica novas regras para exchanges de criptomoedas com foco em identificação de carteiras de autocustódia
Corretoras estrangeiras precisam deixar o país e bancos ganham aval para atuar no setor
Wagner Moura alerta para avanço da direita em 2026 durante visita a Portugal
Homenageado no festival de cinema de Lisboa, ator comenta polarização política e elogia Lula em entrevista
Carregando..