CCJ rejeita recurso de Chiquinho Brazão contra parecer por cassação

No Conselho de Ética, a recomendação pela cassação obteve 15 votos a favor e apenas um contra, do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ)
Por: Brado Jornal 24.set.2024 às 09h45
CCJ rejeita recurso de Chiquinho Brazão contra parecer por cassação

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados negou, nesta segunda-feira (23), o recurso apresentado pela defesa do deputado Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), que solicitava a anulação da recomendação de perda de mandato elaborada pelo Conselho de Ética da Casa.

A recomendação, aprovada em agosto, será agora encaminhada ao plenário, onde a decisão final sobre a punição ao deputado caberá aos demais parlamentares. Para que Brazão tenha seu mandato cassado, será necessário o apoio de, pelo menos, 257 dos 513 deputados.

No Conselho de Ética, a recomendação pela cassação obteve 15 votos a favor e apenas um contra, do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ).

A defesa de Brazão argumentou que a relatora do caso, deputada Jack Rocha (PT-ES), demonstrou “inclinação prévia à condenação”. Os advogados também sustentaram que o Conselho de Ética deve lidar apenas com questões que ferem o decoro parlamentar, enquanto o assassinato da vereadora Marielle Franco, que é o contexto da investigação, é uma matéria de natureza criminal, a ser julgada pela Justiça.

Diante disso, a defesa solicitou que um novo deputado fosse sorteado para relatar a representação contra Chiquinho Brazão. Contudo, o pedido foi rejeitado pela comissão. O deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) afirmou que “todas as etapas foram seguidas em conformidade com as normas do Conselho de Ética”, destacando que a designação da relatora foi feita de maneira regular.

Para os membros da comissão, Chiquinho Brazão teve a oportunidade de se manifestar durante todo o processo e apresentar testemunhas em sua defesa. Agora, o próximo passo será a votação no plenário, onde o destino do deputado será decidido.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Elon Musk sugere novo partido político e critica projeto de lei nos EUA
Elon Musk, fundador da Tesla, voltou a atacar o projeto de lei de gastos apresentado na segunda-feira (30.jun.2026) e propôs, por meio da rede social X, a formação de um novo partido político nos Estados Unidos
Moraes propõe 17 anos de prisão para homem que gravou vídeo na “cadeira do Xandão”
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou na sexta-feira (27.jun.2025) pela condenação de Fábio Alexandre de Oliveira, de 46 anos, a 17 anos de prisão por sua participação nos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília
EUA cancelam vistos de dupla britânica após protesto contra Israel
Durante o show, a banda também entoou frases em solidariedade à Palestina
Governo Lula libera R$ 474,5 milhões em emendas, com Alcolumbre recebendo maior fatia
Na última semana, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou a liberação de emendas parlamentares, mas ainda enfrentou reveses no Congresso
Gastos com supersalários de magistrados crescem 49,3% em um ano
Conforme a Emenda Constitucional 19 de 1998, o teto do funcionalismo público, equivalente ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), é de R$ 46.366,19, pago em parcela única como “subsídio”
Lula rebate críticas da Economist sobre influência global e popularidade
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma carta para responder às acusações da revista britânica The Economist, que apontou uma suposta perda de relevância internacional do Brasil e crescente impopularidade do petista no país
Carregando..