CCJ rejeita recurso de Chiquinho Brazão contra parecer por cassação

No Conselho de Ética, a recomendação pela cassação obteve 15 votos a favor e apenas um contra, do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ)
Por: Brado Jornal 24.set.2024 às 09h45
CCJ rejeita recurso de Chiquinho Brazão contra parecer por cassação

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados negou, nesta segunda-feira (23), o recurso apresentado pela defesa do deputado Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), que solicitava a anulação da recomendação de perda de mandato elaborada pelo Conselho de Ética da Casa.

A recomendação, aprovada em agosto, será agora encaminhada ao plenário, onde a decisão final sobre a punição ao deputado caberá aos demais parlamentares. Para que Brazão tenha seu mandato cassado, será necessário o apoio de, pelo menos, 257 dos 513 deputados.

No Conselho de Ética, a recomendação pela cassação obteve 15 votos a favor e apenas um contra, do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ).

A defesa de Brazão argumentou que a relatora do caso, deputada Jack Rocha (PT-ES), demonstrou “inclinação prévia à condenação”. Os advogados também sustentaram que o Conselho de Ética deve lidar apenas com questões que ferem o decoro parlamentar, enquanto o assassinato da vereadora Marielle Franco, que é o contexto da investigação, é uma matéria de natureza criminal, a ser julgada pela Justiça.

Diante disso, a defesa solicitou que um novo deputado fosse sorteado para relatar a representação contra Chiquinho Brazão. Contudo, o pedido foi rejeitado pela comissão. O deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) afirmou que “todas as etapas foram seguidas em conformidade com as normas do Conselho de Ética”, destacando que a designação da relatora foi feita de maneira regular.

Para os membros da comissão, Chiquinho Brazão teve a oportunidade de se manifestar durante todo o processo e apresentar testemunhas em sua defesa. Agora, o próximo passo será a votação no plenário, onde o destino do deputado será decidido.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Irã rejeita qualquer diálogo com Washington
Secretário de segurança nega contatos via Omã e acusa Trump de espalhar caos regional em meio a conflito armado
Primeiro-ministro do Reino Unido autoriza EUA a utilizarem bases militares britânicas contra ataques do Irã
Decisão ocorre em meio a escalada de tensões após drone iraniano atingir base no Chipre e quedas de aviões americanos no Kuwait
ACM Neto abre possibilidade de conversa com Flávio Bolsonaro, mas condiciona apoio ao quadro nacional em 2026
Pré-candidato ao governo da Bahia pelo União Brasil reafirma preferência por Ronaldo Caiado, defende unidade da oposição ao PT e rebate críticas sobre postura em 2022
Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro passa por pequeno procedimento cirúrgico e explica ausência em manifestação
Intervenção realizada na sexta-feira (27) impediu participação no ato “Acorda Brasil” no domingo; ela afirma estar bem, com restrições leves, e agradece apoio recebido
Prefeito de Santo Amaro anuncia que vai realizar obra na encosta da Candolândia com recursos próprios
Flaviano Bomfim critica demora do governo estadual e diz que não vai mais aguardar promessa feita por Jerônimo Rodrigues há quase um ano
Pastor Silas Malafaia confirma apoio a Flávio Bolsonaro, mas mantém Tarcísio de Freitas como o nome mais competitivo contra Lula em 2026
Líder evangélico reafirma preferência pelo governador de São Paulo como cabeça de chapa ideal, possivelmente com Michelle Bolsonaro na vice, mas garante que não deixará de respaldar outros nomes da direita
Carregando..