CCJ rejeita recurso de Chiquinho Brazão contra parecer por cassação

No Conselho de Ética, a recomendação pela cassação obteve 15 votos a favor e apenas um contra, do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ)
Por: Brado Jornal 24.set.2024 às 09h45
CCJ rejeita recurso de Chiquinho Brazão contra parecer por cassação

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados negou, nesta segunda-feira (23), o recurso apresentado pela defesa do deputado Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), que solicitava a anulação da recomendação de perda de mandato elaborada pelo Conselho de Ética da Casa.

A recomendação, aprovada em agosto, será agora encaminhada ao plenário, onde a decisão final sobre a punição ao deputado caberá aos demais parlamentares. Para que Brazão tenha seu mandato cassado, será necessário o apoio de, pelo menos, 257 dos 513 deputados.

No Conselho de Ética, a recomendação pela cassação obteve 15 votos a favor e apenas um contra, do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ).

A defesa de Brazão argumentou que a relatora do caso, deputada Jack Rocha (PT-ES), demonstrou “inclinação prévia à condenação”. Os advogados também sustentaram que o Conselho de Ética deve lidar apenas com questões que ferem o decoro parlamentar, enquanto o assassinato da vereadora Marielle Franco, que é o contexto da investigação, é uma matéria de natureza criminal, a ser julgada pela Justiça.

Diante disso, a defesa solicitou que um novo deputado fosse sorteado para relatar a representação contra Chiquinho Brazão. Contudo, o pedido foi rejeitado pela comissão. O deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) afirmou que “todas as etapas foram seguidas em conformidade com as normas do Conselho de Ética”, destacando que a designação da relatora foi feita de maneira regular.

Para os membros da comissão, Chiquinho Brazão teve a oportunidade de se manifestar durante todo o processo e apresentar testemunhas em sua defesa. Agora, o próximo passo será a votação no plenário, onde o destino do deputado será decidido.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Defesa de Bolsonaro solicita Smart TV e assistência religiosa na prisão
Ex-presidente pede ao STF acesso a aparelho para notícias via streaming e visitas de bispo e pastor, com família fornecendo o equipamento; pedidos aguardam análise de Alexandre de Moraes
Acordo Mercosul-UE pode tornar vinhos europeus mais acessíveis e aumentar opções de chocolates premium no Brasil
Redução gradual de tarifas promete maior variedade, mas impactos nos preços serão progressivos
Quaest prepara nova rodada de pesquisa para as eleições presidenciais de 2026
O levantamento também inclui simulações de sete diferentes cenários de segundo turno, permitindo uma análise mais ampla das disputas possíveis
União Brasil reafirma respaldo a Tarcísio em São Paulo apesar de tensões com o PP
O cenário expõe as diferenças internas na federação União Progressista em São Paulo
Jerônimo aposta em Lula para superar ACM Neto em 2026
Governador da Bahia minimiza pesquisas desfavoráveis e destaca histórico de vitórias petistas apesar de sondagens negativas, reforçando foco em entregas no interior
A União Europeia avança na assinatura do acordo comercial com o Mercosul
Após aval provisório, tratado negociado por mais de 25 anos pode criar uma das maiores zonas de livre-comércio do planeta, mas enfrenta críticas de agricultores europeus.
Carregando..