CCJ rejeita recurso de Chiquinho Brazão contra parecer por cassação

No Conselho de Ética, a recomendação pela cassação obteve 15 votos a favor e apenas um contra, do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ)
Por: Brado Jornal 24.set.2024 às 09h45
CCJ rejeita recurso de Chiquinho Brazão contra parecer por cassação

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados negou, nesta segunda-feira (23), o recurso apresentado pela defesa do deputado Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), que solicitava a anulação da recomendação de perda de mandato elaborada pelo Conselho de Ética da Casa.

A recomendação, aprovada em agosto, será agora encaminhada ao plenário, onde a decisão final sobre a punição ao deputado caberá aos demais parlamentares. Para que Brazão tenha seu mandato cassado, será necessário o apoio de, pelo menos, 257 dos 513 deputados.

No Conselho de Ética, a recomendação pela cassação obteve 15 votos a favor e apenas um contra, do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ).

A defesa de Brazão argumentou que a relatora do caso, deputada Jack Rocha (PT-ES), demonstrou “inclinação prévia à condenação”. Os advogados também sustentaram que o Conselho de Ética deve lidar apenas com questões que ferem o decoro parlamentar, enquanto o assassinato da vereadora Marielle Franco, que é o contexto da investigação, é uma matéria de natureza criminal, a ser julgada pela Justiça.

Diante disso, a defesa solicitou que um novo deputado fosse sorteado para relatar a representação contra Chiquinho Brazão. Contudo, o pedido foi rejeitado pela comissão. O deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) afirmou que “todas as etapas foram seguidas em conformidade com as normas do Conselho de Ética”, destacando que a designação da relatora foi feita de maneira regular.

Para os membros da comissão, Chiquinho Brazão teve a oportunidade de se manifestar durante todo o processo e apresentar testemunhas em sua defesa. Agora, o próximo passo será a votação no plenário, onde o destino do deputado será decidido.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nikolas Ferreira convoca ato na Paulista contra Lula, Moraes e Toffoli
Manifestação nacional “Acorda Brasil” marcada para 1º de março pede afastamento definitivo dos ministros do STF e impeachment do presidente; convocação ocorre em meio a críticas ao Judiciário e escândalos recentes
O ministro Dias Toffoli deixou a relatoria do caso Banco Master no STF após intensa reunião com os colegas
Reunião tensa leva a saída negociada de Toffoli da relatoria do caso Master; Mendonça assume por sorteio
Randolfe Rodrigues rebate críticas a comedouro para animais de rua
Senador do PT-AP afirma que estrutura foi montada com recursos próprios e destaca histórico de defesa da causa animal
Toffoli confirma sociedade em empresa ligada a resort, mas nega recebimento de valores de Vorcaro
Ministro do STF responde a relatório da PF sobre mensagens e transações financeiras
Toffoli afirma ter recebido recursos por participação societária em empresa que vendeu fatia de resort a fundo ligado a Vorcaro
Ministro do STF explica a interlocutores que repasses da Maridt são decorrentes de sua condição de sócio familiar na companhia, com operações lícitas e declaradas à Receita; venda ocorreu em 2021 para fundo Arleen, parte da rede do controlador do Banco Master, em meio a apurações da PF sobre transferências e menções ao magistrado
Chegada de Angelo Coronel reforça projeto de ACM Neto na oposição baiana
Deputado Júnior Nascimento destaca união e confiança crescente entre lideranças contra o governo atual
Carregando..