CCJ rejeita recurso de Chiquinho Brazão contra parecer por cassação

No Conselho de Ética, a recomendação pela cassação obteve 15 votos a favor e apenas um contra, do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ)
Por: Brado Jornal 24.set.2024 às 09h45
CCJ rejeita recurso de Chiquinho Brazão contra parecer por cassação

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados negou, nesta segunda-feira (23), o recurso apresentado pela defesa do deputado Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), que solicitava a anulação da recomendação de perda de mandato elaborada pelo Conselho de Ética da Casa.

A recomendação, aprovada em agosto, será agora encaminhada ao plenário, onde a decisão final sobre a punição ao deputado caberá aos demais parlamentares. Para que Brazão tenha seu mandato cassado, será necessário o apoio de, pelo menos, 257 dos 513 deputados.

No Conselho de Ética, a recomendação pela cassação obteve 15 votos a favor e apenas um contra, do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ).

A defesa de Brazão argumentou que a relatora do caso, deputada Jack Rocha (PT-ES), demonstrou “inclinação prévia à condenação”. Os advogados também sustentaram que o Conselho de Ética deve lidar apenas com questões que ferem o decoro parlamentar, enquanto o assassinato da vereadora Marielle Franco, que é o contexto da investigação, é uma matéria de natureza criminal, a ser julgada pela Justiça.

Diante disso, a defesa solicitou que um novo deputado fosse sorteado para relatar a representação contra Chiquinho Brazão. Contudo, o pedido foi rejeitado pela comissão. O deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) afirmou que “todas as etapas foram seguidas em conformidade com as normas do Conselho de Ética”, destacando que a designação da relatora foi feita de maneira regular.

Para os membros da comissão, Chiquinho Brazão teve a oportunidade de se manifestar durante todo o processo e apresentar testemunhas em sua defesa. Agora, o próximo passo será a votação no plenário, onde o destino do deputado será decidido.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-primeira-ministra de Bangladesh é condenada à morte por crimes contra a humanidade
Sheikh Hasina é julgada à revelia e governo interino exige extradição da Índia após repressão letal a protestos estudantis
Defesa de Bolsonaro planeja embargos infringentes e laudos para evitar prisão em regime fechado
Equipe jurídica acelera preparativos para cumprimento de pena em casa ou no Exército, visando evitar detenção antes das festas de fim de ano
Primeira turma do STF rejeita embargos de Bolsonaro e aliados na ação da tentativa de golpe
Decisão unânime no plenário virtual pavimenta caminho para acórdão e possíveis novos apelos das defesas
Semana decisiva da COP30 em Belém: avanços na preservação florestal, polêmicas sobre minerais e a marcha que mobilizou milhares
Atualizações do oitavo dia revelam compromissos iniciais da Alemanha com o TFFF e críticas à presença recorde de lobistas fósseis, enquanto indígenas lideram protestos por inclusão
Carregando..