Avião com Lula e comitiva tem pane e voa em círculos no México

Depois de uma pane a aeronave permaneceu cinco horas no ar
Por: Brado Jornal 02.out.2024 às 07h45
Avião com Lula e comitiva tem pane e voa em círculos no México
Paulo Pìnto/Agência Brasil

O avião presidencial, que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enfrentou um problema técnico logo após decolar do Aeroporto da Cidade do México nesta terça-feira (1º). A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave está realizando manobras de segurança, queimando combustível para possibilitar um pouso de emergência seguro de volta à capital mexicana. No momento, o avião sobrevoa o território do México enquanto aguarda as condições adequadas para o pouso.

Lula estava na Cidade do México para participar da posse da presidente Claudia Sheinbaum, realizada nesta terça-feira (1º). Na semana anterior, o presidente havia participado da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. Além de Lula, estão a bordo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).

De acordo com um comunicado da FAB, será necessária a troca da aeronave antes do retorno a Brasília. O presidente, que está no México desde domingo (29), também teve um encontro com o ex-presidente López Obrador e participou de um fórum empresarial no país.

A Força Aérea Brasileira confirmou o problema técnico, que levanta preocupações sobre a segurança e logística do retorno do presidente ao Brasil. A situação continua em desenvolvimento, com mais atualizações a serem aguardadas.


Eis a íntegra da nota da FAB:

Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10).

Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília.

Atenciosamente,

Ten Brig Ar MARCELO KANITZ DAMASCENO

Comandante da Aeronáutica



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump é respondido por Barbalho: “é melhor agir do que postar”
Governador do Pará rebate crítica de presidente americano à COP30 em Belém
Conferência do clima da ONU inicia em Belém; entenda os desafios e as perspectivas para o combate às mudanças climáticas
Evento na Amazônia reúne milhares para definir ações concretas contra a crise ambiental global
Wagner Moura alerta para avanço da direita em 2026 durante visita a Portugal
Homenageado no festival de cinema de Lisboa, ator comenta polarização política e elogia Lula em entrevista
Lula abre COP30 com críticas a Trump e big techs e defende fundo de US$ 5,5 bilhões para florestas
O presidente também condenou a propagação de desinformação pelas plataformas digitais, acusando negacionistas de “dominar algoritmos, espalhar ódio e minar a ciência, as universidades e as instituições democráticas”.
Entraves na aviação regional complicam acesso à COP30 em Belém
Aumento de 30% na oferta de voos para a capital paraense não evita preços elevados e múltiplas conexões para participantes do evento
Carregando..