Rodrigo Amorim é impedido de concorrer à Prefeitura do Rio

A decisão foi tomada por unanimidade pelos membros da Corte Eleitoral
Por: Brado Jornal 04.out.2024 às 11h40 - Atualizado: 04.out.2024 às 11h24
Rodrigo Amorim é impedido de concorrer à Prefeitura do Rio
Reprodução/Instagram

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu, nesta quinta-feira (3), o registro de candidatura do deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil) ao cargo de prefeito da capital fluminense. A decisão foi tomada por unanimidade pelos membros da Corte Eleitoral.

O julgamento em questão tratava de um recurso apresentado pela coligação “O Rio merece mais”, encabeçada pelo deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ), contra uma decisão da 125ª Zona Eleitoral que havia deferido a candidatura de Amorim.

Ao decidir pelo indeferimento da candidatura do parlamentar estadual, o TRE entendeu que Amorim está inelegível devido a uma condenação por violência política de gênero nos autos de uma ação penal julgada em maio deste ano pela Corte Eleitoral fluminense.

Para o relator da ação, o desembargador Rafael Estrela, são inelegíveis os condenados, em decisão proferida por órgão colegiado, por crimes eleitorais para os quais a lei estabeleça pena privativa de liberdade, conforme previsto pelo art. 1°, I, “e”, 4, da Lei Complementar 64/1990, alterada pela Lei da Ficha Limpa.

Além disso, o magistrado ainda ressaltou que uma liminar obtida por Amorim em 21 de agosto, nos autos da ação penal em que foi condenado, não impediria a aplicação da inelegibilidade. Ainda cabe recurso da decisão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
João Campos guarda cordão de ouro antes de agenda pública no Recife
Ex-prefeito explica que retira a corrente por motivo técnico durante gravações; acessório tem valor sentimental por pertencer ao pai, Eduardo Campos
Rico Melquiades se filia ao PSDB e anuncia pré-candidatura a deputado federal por Alagoas e promete cirurgia plástica
Com 11,5 milhões de seguidores, o campeão de “A Fazenda 13” promete, caso eleito, liberar cirurgia plástica para a população em geral.
Irã alerta que ataques à infraestrutura terão impacto global
Ministro das Relações Exteriores diz a colega francês que retaliação será decisiva e acusa ameaças de Trump de equivalerem a crimes de guerra
Angelo Coronel reforça liderança de Marinho no Republicanos
Senador baiano elogia atual comando do partido na Bahia, mas não descarta futura troca de presidência estadual
Centrão ocupa espaço no PL baiano e compromete bolsonaristas
Deputados do centrão vão para o partido e prejudicam eleição de candidatos aliados do bolsonarismo
Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira trocam críticas públicas no X; Flávio pede racionalidade
Senador grava vídeo pedindo união e fim de desentendimentos internos enquanto pré-candidato à Presidência; conflito começou com risada interpretada como deboche
Carregando..