Rodrigo Amorim é impedido de concorrer à Prefeitura do Rio

A decisão foi tomada por unanimidade pelos membros da Corte Eleitoral
Por: Brado Jornal 04.out.2024 às 11h40 - Atualizado: 04.out.2024 às 11h24
Rodrigo Amorim é impedido de concorrer à Prefeitura do Rio
Reprodução/Instagram

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu, nesta quinta-feira (3), o registro de candidatura do deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil) ao cargo de prefeito da capital fluminense. A decisão foi tomada por unanimidade pelos membros da Corte Eleitoral.

O julgamento em questão tratava de um recurso apresentado pela coligação “O Rio merece mais”, encabeçada pelo deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ), contra uma decisão da 125ª Zona Eleitoral que havia deferido a candidatura de Amorim.

Ao decidir pelo indeferimento da candidatura do parlamentar estadual, o TRE entendeu que Amorim está inelegível devido a uma condenação por violência política de gênero nos autos de uma ação penal julgada em maio deste ano pela Corte Eleitoral fluminense.

Para o relator da ação, o desembargador Rafael Estrela, são inelegíveis os condenados, em decisão proferida por órgão colegiado, por crimes eleitorais para os quais a lei estabeleça pena privativa de liberdade, conforme previsto pelo art. 1°, I, “e”, 4, da Lei Complementar 64/1990, alterada pela Lei da Ficha Limpa.

Além disso, o magistrado ainda ressaltou que uma liminar obtida por Amorim em 21 de agosto, nos autos da ação penal em que foi condenado, não impediria a aplicação da inelegibilidade. Ainda cabe recurso da decisão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula acumula 117 dias fora do Brasil após viagem à Argentina
Durante o evento do Mercosul, Lula defendeu a importância do bloco como proteção contra guerras comerciais
Deputado move ação contra Ratinho por comentários homofóbicos
Por meio de suas redes sociais, Agripino anunciou a medida, destacando um episódio ocorrido na última terça-feira (1º). “O programa do apresentador Ratinho no SBT continua praticando crimes
Eduardo Bolsonaro pressiona por adiamento de anistia até sanções contra Moraes
A leitura de Eduardo é que, caso Moraes seja sancionado pelos EUA, o Congresso ganharia força para aprovar uma anistia mais ampla, beneficiando inclusive seu pai, Jair Bolsonaro
Piauí: prefeitura do PT oferece incentivos fiscais à empresa do ‘jogo do tigrinho’
A CPI das Bets, concluída no último mês, pediu o indiciamento de 16 pessoas por atividades ilegais no setor de apostas, incluindo Fernando Oliveira
Cúpula do Brics transforma Rio em fortaleza com caças e interdições
O presidente Lula assinou, na terça-feira (1º), o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), vigente de 2 a 9 de julho, autorizando a operação
Oposição critica acordo do STF que exclui ressarcimento do INSS do teto fiscal
A AGU justificou a necessidade de abrir crédito extraordinário por Medida Provisória, “dada a urgência e a imprevisibilidade do cenário que se revelou a partir das investigações policiais”
Carregando..