Horário de verão não volta neste ano, decide governo

Ministro de Minas e Energia diz que governo avalia adotar o regime no ano que vem
Por: Brado Jornal 16.out.2024 às 15h54
Horário de verão não volta neste ano, decide governo
Lula Marques/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu nesta quarta-feira (16) que não irá retomar o horário de verão em 2024. O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que disse considerar adotar a medida para 2025.

Em apresentação feita a jornalistas, Silveira afirmou que a decisão que vem porque não houve tempo hábil para influenciar no período mais crítico, de 15 de outubro a 30 de novembro. Essa é a fase que coincide com o período de alto consumo de energia e de baixa nos reservatórios. A partir de dezembro, o período chuvoso é capaz de suprir os níveis hídricos e o regime especial não tem mais tanta importância.

“Na última reunião com a ONS (Operador Nacional do Sistema), chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação de horário de verão para este ano […] nós temos condições de, depois do verão, avaliar a volta desta política para 2025″, disse Silveira.

Antes da apresentação, Silveira esteve reunido com diretores do ONS que apresentaram um último relatório sobre a segurança energética do Brasil. A conclusão do estudo foi que o país consegue suportar o período de estiagem. Por outro lado, a bandeira tarifária vermelha –que deixa a conta de luz mais cara– deve ficar vigente até o final do ano para suportar o acionamento das térmicas que dão segurança ao sistema.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Neto Carletto defende vaga do Avante na chapa majoritária de Jerônimo
Deputado destaca força partidária e cobra diálogo sem imposições para garantir reeleição do governador com união do grupo.
Programadores poderão se formalizar como MEI
Deputado Kim Kataguiri protocolou PLP 25/2026 para incluir atividades de desenvolvimento de software no regime simplificado e reduzir a informalidade no setor de tecnologia.
Governo Trump prepara classificação de PCC e CV como organizações terroristas estrangeiras
Medida pode ser formalizada nos próximos dias e permitir bloqueio de ativos e restrições financeiras nos EUA
Polícia Civil identifica suspeitos no latrocínio de turista americano em Brotas
Investigação avança sobre morte de Abissa Kobenan Nkettia durante tentativa de roubo de moto em Salvador
Elon Musk revela desafios chave para robôs humanoides
CEO da Tesla destaca inteligência real, mãos complexas e produção em massa como barreiras principais para o sucesso da tecnologia
Cearense de 16 Anos conquista vaga na delegação brasileira para Olimpíada Ibero-Americana de Física
Estudante Maria Beatriz Ximenes é a única mulher na equipe nacional
Carregando..