Horário de verão não volta neste ano, decide governo

Ministro de Minas e Energia diz que governo avalia adotar o regime no ano que vem
Por: Brado Jornal 16.out.2024 às 15h54
Horário de verão não volta neste ano, decide governo
Lula Marques/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu nesta quarta-feira (16) que não irá retomar o horário de verão em 2024. O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que disse considerar adotar a medida para 2025.

Em apresentação feita a jornalistas, Silveira afirmou que a decisão que vem porque não houve tempo hábil para influenciar no período mais crítico, de 15 de outubro a 30 de novembro. Essa é a fase que coincide com o período de alto consumo de energia e de baixa nos reservatórios. A partir de dezembro, o período chuvoso é capaz de suprir os níveis hídricos e o regime especial não tem mais tanta importância.

“Na última reunião com a ONS (Operador Nacional do Sistema), chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação de horário de verão para este ano […] nós temos condições de, depois do verão, avaliar a volta desta política para 2025″, disse Silveira.

Antes da apresentação, Silveira esteve reunido com diretores do ONS que apresentaram um último relatório sobre a segurança energética do Brasil. A conclusão do estudo foi que o país consegue suportar o período de estiagem. Por outro lado, a bandeira tarifária vermelha –que deixa a conta de luz mais cara– deve ficar vigente até o final do ano para suportar o acionamento das térmicas que dão segurança ao sistema.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula abre COP30 com críticas a Trump e big techs e defende fundo de US$ 5,5 bilhões para florestas
O presidente também condenou a propagação de desinformação pelas plataformas digitais, acusando negacionistas de “dominar algoritmos, espalhar ódio e minar a ciência, as universidades e as instituições democráticas”.
Conferência do clima da ONU inicia em Belém; entenda os desafios e as perspectivas para o combate às mudanças climáticas
Evento na Amazônia reúne milhares para definir ações concretas contra a crise ambiental global
Trump é respondido por Barbalho: “é melhor agir do que postar”
Governador do Pará rebate crítica de presidente americano à COP30 em Belém
Entraves na aviação regional complicam acesso à COP30 em Belém
Aumento de 30% na oferta de voos para a capital paraense não evita preços elevados e múltiplas conexões para participantes do evento
Wagner Moura alerta para avanço da direita em 2026 durante visita a Portugal
Homenageado no festival de cinema de Lisboa, ator comenta polarização política e elogia Lula em entrevista
Carregando..