"Não faz o menor sentido proibir ministros do STF no TSE", diz Gilmar

Ministro do STF criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe que membros da Suprema Corte façam parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Texto é de autoria do senador Márcio Bittar (União Brasil-AC)
Por: Brado Jornal 22.out.2024 às 10h25
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes criticou na segunda-feira (21) a PEC que tenta proibir que integrantes da Corte façam parte do Tribunal Superior Eleitoral. 

“Não faz o menor sentido proibir ministros do STF no TSE”, disse a jornalistas em São Paulo.

O decano do Supremo disse que a Justiça Eleitoral historicamente conta com ministros do STF e, sendo dessa forma, deu certo. 

“Os presidente e vice-presidente do TSE são ministros do STF. Foi a Justiça Eleitoral que criou a urna eletrônica que inovou a eleição no Brasil e deu agilidade à apuração dos votos”, afirmou.


ENTENDA

A PEC que proíbe que ministros do Supremo integrem a Corte Eleitoral foi apresentada na 3ª feira (15.out) ao Senado. O projeto é mais uma forma do Congresso tentar limitar poderes de ministros do STF.

Em 3 dias, a proposta já conseguiu 24 assinaturas. Tem as 27 assinaturas necessárias para o avanço do texto.

Ao Poder360, o senador Márcio Bittar (União Brasil-AC), relator da proposta, disse que não faz sentido recorrer de uma decisão do TSE no STF se os mesmos magistrados apreciarão o recurso. Segundo ele, o texto “não é uma retaliação”.

Atualmente, o TSE é integrado por 7 magistrados, sendo 3 do STF, 3 do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e 2 advogados indicados pela Suprema Corte –os 2 últimos, caso a PEC seja aprovada, deixarão de ser indicados por magistrados do STF, e passarão a ser indicados por meio de uma lista tríplice enviada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ao Planalto. 

Além disso, o texto estabelece que 4 cadeiras passariam a ser ocupadas por juízes indicados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Ou seja, o Congresso indicaria a maioria da composição. 

As duas vagas destinadas ao STJ seriam mantidas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF inicia depoimentos sobre tentativa de golpe após eleições de 2022
Autoridades como senadores e deputados, que possuem prerrogativa de foro, podem definir o local, data e horário de seus depoimentos.
Fábio Wajngarten é demitido do PL após vazamento de mensagens com Mauro Cid
Wajngarten, que integrava o círculo próximo de Bolsonaro e atuou na defesa do ex-presidente em investigações sobre tentativa de golpe de Estado,
Bolsonaro critica mensagens de ex-ajudante que preferia Lula a Michelle em 2026
Bolsonaro defendeu Michelle, destacando sua capacidade de manter a ordem.
Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para adiar depoimentos em inquérito sobre golpe
Em sua decisão, Moraes afirmou que a disponibilização do material não impacta o curso do processo nem modifica as acusações formuladas pela PGR
Contas de Rui Costa são aprovadas pelo TCE-BA apesar de reprovação técnica
O relatório, elaborado por 41 auditores e coordenado pelo superintendente José Raimundo Bastos de Aguiar, identificou sérias irregularidades em setores como saúde e segurança pública
Jerônimo convoca reunião de emergência para refazer estratégia contra Neto; Lula derrete e assusta prefeitos
A reunião, realizada em sigilo no Palácio de Ondina, contou com líderes da base aliada
Carregando..