'Lero-lero sobre as urnas não se repetiu', diz Gilmar Mendes

Ministro do STF afirma que plataformas não adotaram “medidas mínimas” para lidar com riscos no 8 de janeiro
Por: Brado Jornal 30.out.2024 às 10h25
'Lero-lero sobre as urnas não se repetiu', diz Gilmar Mendes
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta terça-feira (29) que as eleições municipais deste ano não tiveram o “lero-lero” contra as urnas eletrônicas, como ocorreu em 2022.

Sem citar nomes, Mendes disse que não havia nenhum “incentivador desse ambiente” na disputa eleitoral de 2024. Durante a última eleição presidencial, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) era o principal crítico das urnas.

“Aquela toada em torno das ameaças que constituíam para a democracia as urnas eletrônicas, esse lero-lero, já não se repetiu. Porque já não havia algum incremento, algum incentivador desse ambiente. Em duas horas e quinze, no processo eletrônico, nós tivemos o resultado das eleições”, disse o decano da Corte.

No ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a inelegibilidade de Bolsonaro após ele questionar a segurança das urnas durante uma reunião com embaixadores.

O ministro discursou na abertura do 27º Congresso Internacional de Direito Constitucional promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Ele destacou que o segundo turno, realizado no domingo (27), foi encerrado “num clima de muita paz”. Nesta tarde, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, comemorou o fato da eleição municipal ter sido “democraticamente monótona”.

“As eleições foram muito monótonas, democraticamente monótona. E nós queremos a monotonia democrática como normalidade institucional e política no país”, disse a ministra durante a sessão da Segunda Turma do STF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo Rodrigues libera R$ 80 milhões à Sufotur às vésperas do São João
Governo baiano publica decreto de crédito suplementar enquanto persistem críticas sobre valores pagos a artistas e relatos de cachês atrasados de edições anteriores.
Ex-diretor do BC avisou Vorcaro sobre forte reação à emenda Master
Mensagens da PF revelam que Paulo Sérgio Nogueira alertou o banqueiro sobre o impacto no mercado da proposta de Ciro Nogueira para ampliar cobertura do FGC
CCJ da Alba aprova nome de procuradora indicada por Jerônimo ao TCM
Esposa do deputado federal Mário Negromonte Júnior, Camila Vasquez, avança na tramitação para vaga no Tribunal de Contas dos Municípios
Renan Santos responde a Eduardo Bolsonaro após ataque na Jovem Pan
Pré-candidato à Presidência pelo Missão publica vídeo de mais de dois minutos contestando as críticas
Celso Amorim defende regulação das big techs pelo Estado
Assessor especial de Lula liga resiliência cibernética à soberania nacional e defende uso ético da tecnologia durante evento no Rio
Valdemar confirma influência de Michelle na definição de vice de Flávio
Presidente do PL descarta Daniella Marques e afirma que ex-primeira-dama participará da escolha ao lado de Flávio Bolsonaro e do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Carregando..