'Lero-lero sobre as urnas não se repetiu', diz Gilmar Mendes

Ministro do STF afirma que plataformas não adotaram “medidas mínimas” para lidar com riscos no 8 de janeiro
Por: Brado Jornal 30.out.2024 às 10h25
'Lero-lero sobre as urnas não se repetiu', diz Gilmar Mendes
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta terça-feira (29) que as eleições municipais deste ano não tiveram o “lero-lero” contra as urnas eletrônicas, como ocorreu em 2022.

Sem citar nomes, Mendes disse que não havia nenhum “incentivador desse ambiente” na disputa eleitoral de 2024. Durante a última eleição presidencial, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) era o principal crítico das urnas.

“Aquela toada em torno das ameaças que constituíam para a democracia as urnas eletrônicas, esse lero-lero, já não se repetiu. Porque já não havia algum incremento, algum incentivador desse ambiente. Em duas horas e quinze, no processo eletrônico, nós tivemos o resultado das eleições”, disse o decano da Corte.

No ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a inelegibilidade de Bolsonaro após ele questionar a segurança das urnas durante uma reunião com embaixadores.

O ministro discursou na abertura do 27º Congresso Internacional de Direito Constitucional promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Ele destacou que o segundo turno, realizado no domingo (27), foi encerrado “num clima de muita paz”. Nesta tarde, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, comemorou o fato da eleição municipal ter sido “democraticamente monótona”.

“As eleições foram muito monótonas, democraticamente monótona. E nós queremos a monotonia democrática como normalidade institucional e política no país”, disse a ministra durante a sessão da Segunda Turma do STF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presidente do TSE, Nunes Marques, discursa em rede na véspera do 1º turno
Pronunciamento ocorre neste sábado (3), um dia antes da votação, e será transmitido pela rede nacional de rádio e TV
STF cria filtro para evitar que pedidos caiam em ministro específico
Fachin exige análise técnica e da Presidência antes de vincular petição a processo já aberto. A regra vem depois da guerra de liminares
Globo cancela debate presidencial marcado para esta quinta-feira
Decisão veio depois de liminares que proibiram púlpito vazio de Lula e obrigaram a inclusão de Renan Santos; Flávio Bolsonaro também desistiu na última hora
Gestão de Jerônimo Rodrigues (PT) caminha para rombo de R$ 7,3 bilhões nas contas da Bahia
O número contrasta com o superávit de R$ 8,48 bilhões que ele recebeu do antecessor
Associações repudiam Justiça por debate da Globo
Nota conjunta diz que intimações sem base legal forçaram o cancelamento do último encontro do primeiro turno
PRF encontra 140 kg de maconha em carro abordado em alta velocidade em Salvador
A Chevrolet Montana foi parada na BR-324, no km 601. O motorista foi levado à Polícia Civil
Carregando..