'Lero-lero sobre as urnas não se repetiu', diz Gilmar Mendes

Ministro do STF afirma que plataformas não adotaram “medidas mínimas” para lidar com riscos no 8 de janeiro
Por: Brado Jornal 30.out.2024 às 10h25
'Lero-lero sobre as urnas não se repetiu', diz Gilmar Mendes
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta terça-feira (29) que as eleições municipais deste ano não tiveram o “lero-lero” contra as urnas eletrônicas, como ocorreu em 2022.

Sem citar nomes, Mendes disse que não havia nenhum “incentivador desse ambiente” na disputa eleitoral de 2024. Durante a última eleição presidencial, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) era o principal crítico das urnas.

“Aquela toada em torno das ameaças que constituíam para a democracia as urnas eletrônicas, esse lero-lero, já não se repetiu. Porque já não havia algum incremento, algum incentivador desse ambiente. Em duas horas e quinze, no processo eletrônico, nós tivemos o resultado das eleições”, disse o decano da Corte.

No ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a inelegibilidade de Bolsonaro após ele questionar a segurança das urnas durante uma reunião com embaixadores.

O ministro discursou na abertura do 27º Congresso Internacional de Direito Constitucional promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Ele destacou que o segundo turno, realizado no domingo (27), foi encerrado “num clima de muita paz”. Nesta tarde, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, comemorou o fato da eleição municipal ter sido “democraticamente monótona”.

“As eleições foram muito monótonas, democraticamente monótona. E nós queremos a monotonia democrática como normalidade institucional e política no país”, disse a ministra durante a sessão da Segunda Turma do STF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
ACM Neto reúne vereadores aliados em café da manhã em Salvador
Pré-candidato ao governo baiano discute eleições de 2026 e fortalece articulação política com base na Câmara Municipal
Caiado elogia Renan Santos e se diz aberto a diálogo sobre aliança
Ex-governador de Goiás elogia articulação do rival e sinaliza conversa sobre possível composição na disputa presidencial de 2026
Angelo Coronel critica postura de Rui Costa sobre incidente aéreo com ACM Neto
Senador baiano considera inadequada a reação do petista e defende respeito mútuo na pré-campanha
Ex-ministro de Bolsonaro recebeu R$ 11 milhões do Banco Master
Repasses ocorreram enquanto ele atuava no crédito consignado ligado ao banco investigado, segundo o Intercept Brasil
CCJ da Alba aprova nome de procuradora indicada por Jerônimo ao TCM
Esposa do deputado federal Mário Negromonte Júnior, Camila Vasquez, avança na tramitação para vaga no Tribunal de Contas dos Municípios
Ex-diretor do BC avisou Vorcaro sobre forte reação à emenda Master
Mensagens da PF revelam que Paulo Sérgio Nogueira alertou o banqueiro sobre o impacto no mercado da proposta de Ciro Nogueira para ampliar cobertura do FGC
Carregando..