Senado se prepara para votar projeto de regulamentação de Inteligência Artificial

O projeto prevê ainda a regulamentação da remuneração de direitos autorais, protegendo produtores de conteúdo
Por: Brado Jornal 02.dez.2024 às 11h09
Senado se prepara para votar projeto de regulamentação de Inteligência Artificial
Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Senado deve votar nesta semana o projeto de lei que cria o marco regulatório da inteligência artificial no Brasil. Após um ano de atraso, a comissão temporária responsável pelo tema se reúne nesta terça-feira (03), às 11h, para analisar o relatório do senador Eduardo Gomes (PL-TO).

Caso o texto seja aprovado, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende colocá-lo em pauta no plenário na quinta-feira (05).

Os trabalhos da comissão deveriam ter sido concluídos até dezembro de 2023, mas foram adiados várias vezes devido a impasses políticos, pressões de grandes empresas de tecnologia e às eleições municipais. Agora, um acordo entre o governo e o relator, que pertence à oposição, pode destravar o debate e levar o projeto à votação.

A regulamentação é considerada essencial para atrair investimentos estrangeiros, especialmente na instalação de datacenters, com estimativa de mais de R$ 400 bilhões nos próximos anos. Esse cenário é favorecido pelo potencial brasileiro em energia limpa e renovável. Segundo Gomes, a aprovação do texto permitirá que o Brasil aproveite essa oportunidade de investimentos, já que tanto estados governados pela direita quanto pela esquerda serão beneficiados, incluindo São Paulo, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Sul.

O relator realizou ajustes no projeto para resolver dois principais entraves. O setor produtivo avaliava que a regulamentação inicial impunha custos excessivos e poderia limitar o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial em áreas de baixo impacto na vida humana. Paralelamente, setores conservadores temiam que a responsabilização das plataformas pelo conteúdo gerado pudesse restringir a liberdade de expressão.

Os ajustes focaram as obrigações em tecnologias de alto risco — aquelas que impactam diretamente a vida humana e direitos fundamentais, como educação e segurança pública. Além disso, o texto oferece tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas, além de startups.

As mudanças levaram entidades como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), antes contrárias, a apoiar a aprovação do projeto. Gomes também negociou com críticos para assegurar que a liberdade de expressão dos desenvolvedores de inteligência artificial seria mantida.

O projeto prevê ainda a regulamentação da remuneração de direitos autorais, protegendo produtores de conteúdo. Gomes destacou a necessidade de constante revisão da legislação, dado o dinamismo do tema, e afirmou que leis relacionadas à inteligência artificial precisam ser frequentemente revisitadas devido à rápida evolução tecnológica.

Considerado uma das prioridades do governo e do Senado para 2024, o marco regulatório da IA ainda precisará passar pela análise da Câmara dos Deputados após a votação no Senado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula sanciona isenção do IR até R$ 5 mil e anuncia tributação maior sobre super-ricos
Reforma histórica acaba com privilégios tributários de bilionários e devolve dinheiro ao bolso da maioria dos trabalhadores
STF vê prisão domiciliar de Jair Bolsonaro como inevitável, mas só após 2026
Magistrados do Supremo consideram que benefício pode ser concedido quando ex-presidente não representar mais risco ao processo eleitoral
Senador mineiro critica indicação de Messias ao Supremo por apoio a Dino em bloqueio de emendas
Viana avalia que parecer do chefe da AGU gerou 'insatisfação muito grande' no Congresso e exige retratação na sabatina
Renan Santos afirma que deseja "acabar com a raça" de Flávio Bolsonaro
Durante festival do MBL em SP, líder critica família Bolsonaro por supostamente favorecer Lula nas urnas de 2026
Filhos de Bolsonaro declaram guerra aberta a Michelle menos de 15 dias após prisão do ex-presidente
Flávio, Eduardo e Carlos acusam ex-primeira-dama de desrespeitar decisão de Jair Bolsonaro ao sabotar aliança no Ceará; PL marca reunião de emergência para conter avanço dela
Jovem morto por leoa em zoológico de João Pessoa teve pescoço perfurado, aponta laudo do IML
Vulnerabilidade extrema e sonho de “domar leões” marcaram trajetória de Gerson de Melo Machado, de 19 anos
Carregando..