AGU recorre ao STF contra decisão que liberou pagamento de emendas parlamentares

Órgão questiona pontos específicos da decisão de Flávio Dino e defende que a Lei Complementar nº 210, sancionada recentemente, deve ser considerada para garantir mais transparência e controle nas emendas
Por: Brado Jornal 04.dez.2024 às 10h43
AGU recorre ao STF contra decisão que liberou pagamento de emendas parlamentares
Rafa Neddemeyer/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a reconsideração parcial da decisão do ministro Flávio Dino, que liberou o pagamento de emendas parlamentares. A decisão de Dino, tomada na segunda-feira (2 de dezembro de 2024), autorizou o pagamento das emendas, mas com a condição de que fossem seguidos critérios de transparência e rastreabilidade.

A AGU argumenta que a Lei Complementar nº 210, sancionada recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve ser considerada na análise da decisão. O órgão destaca que a lei, fruto de um diálogo institucional entre os poderes, trouxe avanços importantes nas regras sobre as emendas parlamentares.

No recurso, a AGU solicita a revisão de três pontos específicos da decisão de Dino. O primeiro trata da necessidade de um plano de trabalho para a liberação das emendas. O segundo diz respeito à exigência de identificação nominal dos parlamentares que solicitam as emendas. O terceiro aborda o aumento do volume de emendas para 2025, defendendo que o crescimento esteja em conformidade com o arcabouço fiscal.

A AGU também pede que o STF esclareça que a competência para aprovar planos de trabalho para transferências especiais não é do Poder Executivo Federal, mas de outras instâncias do governo.

No dia seguinte à decisão de Dino, o Supremo formou uma maioria de votos favoráveis à liberação das emendas, com a análise da questão sendo realizada no plenário virtual.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Michelle Bolsonaro agradece apoio durante internação de Jair Bolsonaro
Bolsonaro recebeu os primeiros cuidados no Hospital Municipal de Santa Cruz e, posteriormente, foi levado ao Hospital Rio Grande, em Natal.
STF julga Carla Zambelli por invasão de sistema e falsidade ideológica
Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), Zambelli teria orquestrado a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Carregando..