Lula ironiza rejeição do mercado financeiro e defende avanços da economia brasileira

Presidente destaca crescimento do PIB e críticas ao mercado, enquanto ministra Simone Tebet aponta contradições nas avaliações sobre o governo
Por: Brado Jornal 06.dez.2024 às 10h31
Lula ironiza rejeição do mercado financeiro e defende avanços da economia brasileira
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em discurso realizado em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu com ironia aos elevados índices de rejeição de seu governo por parte do mercado financeiro. De acordo com pesquisa divulgada na quarta-feira (4), 90% dos operadores do setor desaprovam sua gestão.

“Ontem, a pesquisa mostrou que 90% do mercado, da turma da Faria Lima, são contra o meu governo. Eu já ganhei 10%, porque, nas eleições, eles eram 100% contra. Então, já cresci, já ganhei 10% deles”, afirmou Lula, usando de humor para comentar os resultados.

Embora o presidente tenha adotado um tom bem-humorado, os dados indicam uma piora na percepção do mercado. A rejeição cresceu 26 pontos percentuais em relação a julho de 2023, quando 64% dos operadores financeiros desaprovavam a administração.

Lula usou o crescimento de 4% do PIB, divulgado nesta semana pelo IBGE, para defender seu governo contra as críticas do mercado financeiro. “O dólar explodiu, bateu R$ 6, e agora já voltou para baixo de R$ 6. Alguns diziam que a economia brasileira não cresceria mais do que 1,5%, e agora, para nossa sorte, ela vai crescer 3,5% neste ano”, declarou o presidente, destacando o desempenho econômico além das expectativas.

Ainda assim, a alta do dólar continua a ser uma preocupação do governo, devido ao impacto inflacionário sobre os preços dos produtos importados e os efeitos em toda a economia.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, também criticou a avaliação do mercado financeiro, questionando a imparcialidade das pesquisas. “Não posso acreditar que, em um governo bem avaliado como este, o mercado tenha 90% de desaprovação. Isso não é imparcialidade, é jogar contra o país. E quem joga contra, quer afundar o país. Mas não vamos deixar isso acontecer”, afirmou, ressaltando os avanços sociais do governo, como a redução do desemprego e a diminuição da extrema pobreza.

Tebet também defendeu o papel do verdadeiro mercado, composto por agricultores, comerciantes e outros agentes econômicos que contribuem diretamente para o desenvolvimento do país.

Após o evento, Lula viajou para Montevidéu, onde participará da cúpula do Mercosul nesta sexta-feira (6). Durante a visita ao Uruguai, o presidente também se encontrará com o ex-presidente José “Pepe” Mujica. A comitiva presidencial inclui o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e ministros como Rui Costa (Casa Civil) e Simone Tebet (Planejamento), além dos governadores Eduardo Riedel (PSDB), de Mato Grosso do Sul, e Carlos Brandão (PSB), do Maranhão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF julga Carla Zambelli por invasão de sistema e falsidade ideológica
Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), Zambelli teria orquestrado a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Insegurança agrava crise no governo petista de Jerônimo Rodrigues na Bahia
Jerônimo acumula polêmicas que fragilizam sua gestão
Michelle Bolsonaro agradece apoio durante internação de Jair Bolsonaro
Bolsonaro recebeu os primeiros cuidados no Hospital Municipal de Santa Cruz e, posteriormente, foi levado ao Hospital Rio Grande, em Natal.
Carregando..