Caiado nega abuso de poder e anuncia que recorrerá de inelegibilidade

Em entrevista a jornalistas, Caiado afirmou que irá recorrer da decisão
Por: Brado Jornal 11.dez.2024 às 17h42
Caiado nega abuso de poder e anuncia que recorrerá de inelegibilidade
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), declarou nesta quarta-feira (11.dez.2024) que “jamais” cometeu qualquer ato ilícito, seja de natureza moral ou eleitoral. A manifestação ocorreu após o TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás) decidir torná-lo inelegível por 8 anos por abuso de poder político.

Em entrevista a jornalistas, Caiado afirmou que irá recorrer da decisão. “Sempre pautei minha vida política no cumprimento das normas legais e jamais pratiquei um ilícito moral ou eleitoral que desabonasse minha trajetória de vida”, afirmou.

Além de Caiado, o tribunal também determinou a inelegibilidade por 8 anos do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), e da vice-prefeita eleita, Cláudia da Silva Lira (Avante). O registro de ambos foi cassado.

Segundo a Justiça Eleitoral, Caiado teria favorecido Mabel e Cláudia Lira, seus aliados políticos, durante a eleição municipal deste ano, promovendo jantares no Palácio das Esmeraldas, sede do governo.

O governador negou que os eventos tivessem finalidade eleitoral. Ele argumentou que outros líderes políticos já realizaram encontros similares em períodos eleitorais sem serem penalizados judicialmente.

“Recebi mensagens de amigos lembrando casos como o da ex-presidente Dilma Rousseff, que se reuniu no Palácio do Alvorada em 2014, e do ex-presidente Jair Bolsonaro, que realizou um evento semelhante em 2022, também no Alvorada. Em 2024, Lula pediu votos para Boulos no Palácio do Alvorada. Não podemos ter dois pesos e duas medidas. Moro aqui, e não é justo que existam dois tratamentos diferentes”, defendeu Caiado.

A decisão do TRE-GO foi proferida pela juíza Maria Umbelina Zorzetti. Como ainda cabe recurso, a sentença não tem execução imediata. Dessa forma, Caiado permanece no cargo, e Sandro Mabel poderá ser empossado como prefeito de Goiânia por enquanto.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Entorno de Flávio recomenda cautela no episódio envolvendo Toffoli
Auxiliares do senador consideram que é hora de reequilibrar as relações institucionais, evitando acirrar conflitos entre os poderes
Heineken anuncia corte de até 6 mil vagas em reestruturação global por queda no consumo de cerveja
Gigante holandesa planeja reduzir 5% a 6% do quadro de funcionários até 2028 para conter custos e melhorar eficiência; medidas incluem fechamento de fábricas e venda de ativos, com impacto maior na Europa e Ásia-Pacífico
Kim Kataguiri apresenta projeto para acabar com o auxílio-reclusão pago pelo INSS
Deputado do União Brasil-SP protocolou PL 482/2026 que revoga artigo da Lei 8.213/1991; benefício médio de R$ 1.518 em 2025 seria extinto sem direitos adquiridos ou indenizações, com vigência em 90 dias
Toffoli confirma sociedade em empresa ligada a resort paranaense
Ministro diz que negócio com fundo de cunhado de Vorcaro foi declarado à Receita e que se tornou relator do caso Master após saída da companhia do empreendimento
Havan anuncia patrocínio à Copa do Mundo na Globo apesar de críticas antigas
Empresa justifica exceção pelo apelo nacional do futebol, mas mantém posição contrária ao jornalismo da emissora desde 2019
Lula viaja à Ásia com Jerônimo Rodrigues na comitiva oficial
Presidente busca acordos comerciais, expansão de mercados e participa de cúpula global de inteligência artificial na Índia
Carregando..