Ministro Zanin autoriza retirada de tornozeleiras de desembargadores investigados por vendas de setenças

Magistrados ainda respondem a medidas cautelares, enquanto investigações sobre venda de sentenças seguem em andamento
Por: Brado Jornal 16.dez.2024 às 09h54
Ministro Zanin autoriza retirada de tornozeleiras de desembargadores investigados por vendas de setenças
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a retirada das tornozeleiras eletrônicas dos desembargadores Sideni Soncini Pimentel, Vladimir Abreu da Silva, Marcos José de Brito Rodrigues e Alexandre Bastos, todos investigados na Operação Última Ratio, que apura a suspeita de venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Embora os magistrados tenham a restrição das tornozeleiras revogada, eles continuam sujeitos a outras medidas cautelares, como a entrega de passaportes e a proibição de contatos entre si.

A decisão ocorre logo após o ministro Zanin permitir que o desembargador Sérgio Fernandes Martins, também investigado, reassumisse a presidência do TJ de Mato Grosso do Sul sem a utilização de tornozeleira eletrônica. Em comunicado oficial, o tribunal confirmou que Martins retomou suas atividades administrativas e judiciais "com a plena restauração de suas prerrogativas".

As investigações não se restringem aos magistrados e se expandem para familiares, servidores do Judiciário, advogados, empresários e até mesmo um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. A Polícia Federal aponta indícios de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Além disso, um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sugere a participação de autoridades com foro privilegiado, o que levou a Polícia Federal e o Ministério Público Federal a solicitar a tramitação do caso no STF. A investigação segue sob sigilo, com Zanin designado como relator do processo.

Em visita recente ao Estado, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, abordou a crise envolvendo os magistrados do Estado, defendendo que "ninguém deve ser condenado antes do julgamento".

O caso continua a ser acompanhado de perto, e o impacto nas esferas do Judiciário está sendo cuidadosamente monitorado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Neto Carletto defende vaga do Avante na chapa majoritária de Jerônimo
Deputado destaca força partidária e cobra diálogo sem imposições para garantir reeleição do governador com união do grupo.
Programadores poderão se formalizar como MEI
Deputado Kim Kataguiri protocolou PLP 25/2026 para incluir atividades de desenvolvimento de software no regime simplificado e reduzir a informalidade no setor de tecnologia.
Gilmar Mendes chama vazamento de mensagens de Vorcaro de barbárie institucional
Ministro do STF critica exposição de diálogos íntimos da ex-noiva do banqueiro e cobra lei de proteção de dados penais para evitar abusos.
Jerônimo confirma conversas com PSD para vice e aumenta incerteza sobre Geraldo Júnior na chapa
Governador destaca diálogo com Otto Alencar e promete definição até fim de março sem rupturas na base aliada
BYD ultrapassa Tesla em liderança de vendas de carros elétricos em 40 países
Montadora chinesa conquista 19 mercados antes dominados pela empresa de Elon Musk entre 2020 e 2025, com forte avanço na Europa e acordo comercial favorável.
Jerônimo confirma negociações com PSD para vice e aumenta dúvida sobre Geraldo Júnior
Governador busca acordo com Otto Alencar para chapa de 2026 e promete decisão dialogada até março sem romper com MDB.
Carregando..