Política Exclusivo

"Governo de Bolsonaro foi submisso e só indicou petistas a cargos relevantes", diz Renato Amoedo

O 38tão concedeu uma entrevista ao Brado Jornal nesta terça-feira (17)
Por: Rebeca Costa 17.dez.2024 às 20h04 - Atualizado: 17.dez.2024 às 20h10

Em entrevista ao programa Brado Jornal na última terça-feira (17), Renato Amoedo apresentou uma análise crítica sobre a política nacional, abordando o governo Bolsonaro, o PT e temas controversos como a castração química.

Sobre o governo de Jair Bolsonaro, Amoedo foi direto: “O governo Bolsonaro foi integralmente submisso, só indicou petistas a cargos relevantes.” A declaração reflete insatisfação com as escolhas do ex-presidente, consideradas contraditórias. Ele também comentou a atitude dos apoiadores de Bolsonaro após a derrota eleitoral: “Quem ficava na porta dos quartéis não foi instruído pelo presidente, mas ele também nunca disse para irem para casa”, criticando a falta de liderança clara.

Amoedo também se posicionou contra a proposta de castração química como pena para crimes sexuais. Ele alertou sobre os riscos de aumentar os poderes do Estado: “Essa lei vai dar mais poder ao Estado. A única maneira de reduzir corrupção é reduzir o tamanho do governo”, reforçando sua visão liberal de que um Estado menor é menos suscetível a abusos.


Fim das eleições de 2022

38tão comentou sobre a presença de bolsonaristas em frente aos quartéis, protestando após o fim das eleições de 2022, quando Jair Bolsonaro foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Amoêdo criticou a falta de liderança do ex-presidente em momentos decisivos, como nas manifestações populares.

"Ele não pediu para o povo ir embora, mas também não liderou ninguém", afirmou, referindo-se a Bolsonaro. O ex-presidente deixou o Brasil no dia 30 de dezembro, seguindo para os Estados Unidos. Em 8 de janeiro de 2023, ocorreram as manifestações e depredações em Brasília.


Submissão ao sistema e desalinhamento com a Base

Em uma análise contundente sobre o governo Bolsonaro, Renato destacou a falta de autonomia política do ex-presidente, afirmando que Bolsonaro não desafiou o sistema político vigente e se manteve submisso. "Bolsonaro só indicou petistas para cargos relevantes. Ele foi integralmente submisso", afirmou, criticando a escolha de aliados e o alinhamento com figuras do Partido dos Trabalhadores, em vez de fortalecer uma base ideológica própria.

A postura passiva de Bolsonaro é outro ponto levantado por Renato, que observa que, mesmo em momentos decisivos, o ex-presidente falhou em tomar ações significativas. "Mesmo quando teve chance de agir, ele não fez nada. Não liderou nem mesmo os seus apoiadores na porta dos quartéis", completou, referindo-se às manifestações de apoio que ocorreram após as eleições de 2022.

A frustração entre os apoiadores de Bolsonaro também foi tema de críticas de João Amoedo, que acusou o ex-presidente de trair as expectativas de sua base. Segundo Amoedo, Bolsonaro não cumpriu promessas importantes, como o fortalecimento do armamento civil, o que gerou decepção entre aqueles que o apoiaram. "A falta de ação em áreas chave, como a questão do armamento, foi uma grande decepção para quem acreditava no discurso de mudança", afirmou o ex-presidenciável.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
Capitão Alden "larga o doce" e detona "direita" baiana: “É muita fofoca e pouco trabalho”
Deputado federal afirma que a “direita” da Bahia vive de discursos vazios e não entrega resultados concretos
Carregando..