Ricardo Nunes cogita governo paulista enquanto estreita alianças no interior

Prefeito reeleito de São Paulo mira possíveis cenários políticos para 2026 em caso de movimentação de Tarcísio de Freitas rumo à Presidência
Por: Brado Jornal 03.jan.2025 às 08h12
Ricardo Nunes cogita governo paulista enquanto estreita alianças no interior
Wilson Dias/Agência Brasil

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB-SP), que tomou posse para um novo mandato na última quarta-feira (1º), reforçou a aliança com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao citar uma "parceria umbilical" entre ambos. Contudo, aliados de Nunes avaliam sua candidatura ao governo do estado caso Tarcísio dispute a Presidência da República em 2026.

Nunes, que evitou confirmar explicitamente suas pretensões ao Palácio dos Bandeirantes, já vem consolidando apoio político no interior paulista. Em seu primeiro escalão, nomeou ex-prefeitos de cidades estratégicas, ampliando sua influência em municípios que somam 2,3 milhões de habitantes.


Equipe com foco no interior

Entre os recém-nomeados estão:

  • Luiz Fernando Machado (PL), ex-prefeito de Jundiaí – Secretaria de Desestatização e Parcerias;
  • Orlando Morando (sem partido), ex-prefeito de São Bernardo do Campo – Secretaria de Segurança Urbana;
  • Rodrigo Ashiuchi (PL), ex-prefeito de Suzano – Secretaria do Verde e Meio Ambiente;
  • Rogério Lins (Podemos), ex-prefeito de Osasco – Secretaria de Esportes e Lazer.

Esse movimento é visto como uma estratégia para ampliar a capilaridade política de Nunes em uma eventual corrida ao governo paulista.


Desafios e competidores

Apesar das articulações, a candidatura de Nunes pode enfrentar obstáculos, incluindo a forte influência de Gilberto Kassab (PSD), que almeja ser vice na possível chapa de reeleição de Tarcísio em 2026, com vistas a sucedê-lo em 2030.

Além disso, o calendário político pode desfavorecer o emedebista. Caso Tarcísio concorra e vença a reeleição em 2026, o mandato do governador terminaria em 2030, enquanto o de Nunes como prefeito acaba em 2028, o que o deixaria sem cargo por dois anos.


Cenários políticos para 2026

Nunes também precisa consolidar seu apoio popular. Apesar de vencer Guilherme Boulos (PSOL-SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024 com 59% dos votos válidos, a diferença no primeiro turno foi apertada.

No campo da direita, potenciais adversários incluem Pablo Marçal (PRTB), que protagonizou momentos polêmicos na campanha de 2024 e pode voltar à disputa em 2026, além de Kassab, que mantém uma posição estratégica entre os governos estadual e federal.

Na esquerda, o PT avalia nomes como Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Luiz Marinho (Trabalho). Apesar de terem enfrentado derrotas anteriores no estado, os três continuam sendo opções influentes. Haddad, em especial, é considerado uma alternativa do partido ao Planalto, caso Lula não concorra à reeleição.

Enquanto trabalha para fortalecer sua base, Ricardo Nunes equilibra-se entre a administração da maior cidade do país e as possibilidades de ascensão política no estado de São Paulo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Insegurança pública sob governo Jerônimo Rodrigues impede manutenção de internet, aponta caso de Pedro Valente
Ao buscar a ouvidoria da Tim, Pedro foi atendido por um robô que informou que seu protocolo segue em análise, sem previsão de solução
União da Indústria Audiovisual Brasileira pressiona por regulamentação de streaming
O movimento destaca que o setor audiovisual brasileiro movimenta R$ 24,5 bilhões em 2021, equivalente a 0,46% do PIB, e gera cerca de 657 mil empregos diretos e indiretos.
Deputado Capitão Alden propõe CPI para investigar contratos do Consórcio Nordeste
Se aprovada, a CPI terá 26 titulares e 26 suplentes, com 120 dias iniciais para concluir as investigações
Carregando..