TCU autoriza continuidade de licitação da Secom, suspensa por suspeitas de vazamento de informações

Processo de R$ 197,7 milhões visa modernizar a comunicação digital do governo federal
Por: Brado Jornal 10.jan.2025 às 09h46
TCU autoriza continuidade de licitação da Secom, suspensa por suspeitas de vazamento de informações
Joédson Alves/Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou nesta quinta-feira (9) a continuidade de uma licitação no valor de R$ 197,7 milhões, conduzida pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). O processo estava suspenso desde julho após surgirem suspeitas de vazamento das propostas técnicas. A decisão foi tomada pelo ministro Aroldo Cedraz, às vésperas da troca de comando na Secom, com a saída do atual titular, Paulo Pimenta, e a entrada de Sidônio Palmeira.

Na decisão, Cedraz concluiu que não havia irregularidades suficientes para justificar a suspensão da licitação, afirmando que não foram encontrados elementos que comprovassem a ocorrência de ilícitos. Ele destacou que, apesar de haver "robustos indícios" de vazamento do sigilo das propostas, não foi possível identificar provas contundentes sobre quem teria cometido o ato.

A licitação visa à contratação de quatro empresas para modernizar a comunicação digital do governo federal, com o objetivo de ampliar a presença do governo nas redes sociais e oferecer informações segmentadas ao público. O processo foi suspenso depois que um jornalista do site "O Antagonista" publicou, de forma cifrada, os nomes das empresas vencedoras um dia antes da abertura das propostas. Esse episódio gerou um intenso debate sobre a segurança das informações e a integridade do processo licitatório.

Em abril, o jornalista divulgou as iniciais das empresas supostamente vencedoras, o que causou repercussão no meio político e gerou questionamentos sobre a transparência do processo. No entanto, após a desclassificação das empresas Moringa e Área Comunicação, as empresas Clara Digital e o consórcio Boas Ideais entraram em cena.

O ex-ministro Paulo Pimenta, responsável pela abertura da licitação, refutou as acusações e defendeu a transparência do processo, alegando que as denúncias de irregularidades foram impulsionadas por interesses políticos e econômicos. Ele também afirmou que não foi ouvido pelo TCU sobre as alegações.

Com a decisão do TCU, a Secom pode dar continuidade ao processo licitatório e seguir com a contratação das empresas para atuar na comunicação digital do governo federal. A decisão também ocorre no contexto de uma reestruturação na Secretaria, com Sidônio Palmeira assumindo a pasta a partir deste mês.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Riedel é reeleito no Mato Grosso do Sul
Com 67,41% dos votos válidos e mais de 83% das urnas, o governador do PP vence no primeiro turno e é o primeiro do país a confirmar o cargo
Jerônimo é reeleito na Bahia
Governador do PT vence ACM Neto novamente e segue no cargo; com 67,11% das urnas, tinha 54% dos votos válidos
Moema Gramacho sofre derrota em Lauro de Freitas
Ex-prefeita por quatro mandatos recebe 5.369 votos para deputada federal, bem abaixo dos 81.414 registrados em 2014, e vê seu reduto eleitoral encolher após a derrota de seu grupo na sucessão municipal de 2024
Filipe e Deltan vencem no Paraná
Com mais de 95% das urnas, os dois assumem as vagas de Flávio Arns e Oriovisto Guimarães; registro de Dallagnol ainda depende do plenário do TSE
PSOL troca nome na Alba
Kleber Rosa assume a cadeira antes ocupada por Hilton Coelho, com 68.854 votos contra 64.500. O partido não elege deputado federal pela Bahia e lança nomes para o governo do estado e para o Senado
PL lidera governos e Senado
Sigla elege cinco governadores no primeiro turno, conquista 19 cadeiras no Senado e registra as duas maiores votações da história para deputado federal. Flávio Bolsonaro enfrenta Lula no dia 25
Carregando..